Londrina comemora Dia da Bicicleta com passeio ciclístico neste sábado

Imagem: Divulgação

No próximo sábado (3), Dia Mundial da Bicicleta, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai realizar o passeio ciclístico ‘Londrina, Cidade em Movimento’. A largada para o evento será às 15h, com concentração a partir das 14h30, no gramado do Centro Cívico. O órgão está convidando adultos e crianças que tenham interesse de participar do evento.

De acordo com os organizadores, a pedalada terá percurso de 15 km por importantes vias da zona sul, dentre elas a avenida Inglaterra, rua Bélgica, marginal da PR-445 e avenida Harry Prochet. O ponto final do itinerário, a partir do qual os participantes retornarão para a região da Prefeitura, será o Jardim Botânico de Londrina, localizado na avenida dos Expedicionários.

Durante todo o trajeto, servidores da CMTU farão a segurança dos ciclistas, posicionados com viaturas na dianteira e na retaguarda do grupo. Não estão previstas interdições de vias. No entanto, em áreas de cruzamento haverá obstruções momentâneas à medida que o comboio avançar.

Para participar, basta os interessados irem ao local da partida no horário programado. A atividade é gratuita e não há necessidade de inscrição. A recomendação é que sejam utilizados capacete, luvas, óculos e filtro solar.

Segundo o gerente de comunicação e agente municipal da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, o objetivo do passeio é estimular o uso da bicicleta, considerada um meio de transporte acessível, limpo e adequado ao meio ambiente.

“Nossa intenção é mostrar às pessoas que a utilização da bike é viável no cotidiano. Ela pode ser empregada com sucesso nos afazeres do dia a dia, não apenas em momentos de lazer. Além de trazer benefícios à saúde, não é movida a combustível nem colabora com congestionamentos no trânsito 17, ressaltou. Outro propósito do evento, ainda de acordo com Ribeiro, é favorecer a criação e o fortalecimento de vínculos. “Durante nossos encontros, as pessoas têm a chance de fazer amizades e de desenvolver laços de solidariedade e companheirismo. Um cuida do outro para que todos possam curtir e se exercitar em segurança 17, afirmou.

O Dia Mundial da Bicicleta foi instituído através da resolução 72/272 da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao definir a data, a Assembleia Geral do órgão pediu aos países que incentivem o pedalar como forma de promoção do desenvolvimento sustentável e de reforço da educação física para crianças e jovens.

Apesar da previsão do tempo que não indica possibilidade de chuva no sábado, em caso de precipitação na hora da largada, o evento será adiado.

Redação Tem Londrina com CMTU


ﻄ17
Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail