Conselho de Proteção Animal pede que Expo Londrina cancele rodeio

Em 2015, vídeo viralizou após flagrar tortura animal na Expo – Foto: Reprodução/Youtube

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda) divulgou uma nota pedindo que a coordenação da 59ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, cancele os rodeios programados no evento. Segundo o conselho, a prática expõe os animais a situações de maus-tratos, tortura e extrema crueldade.

Para a presidenta da entidade, Bruna Ontivero, mesmo com todas as certificações realizadas e o acompanhamento veterinário — que ocorre desde as denúncias de 2015 — o bem-estar pleno dos animais não é garantido. O conselho aponta que os animais são usados para diversão humana.

Bruna afirma que dificilmente a organização do evento deixará de realizar o rodeio por ser “lucrativo”, mas atenta que a população precisa ser “conscientizada”. “Não podemos nos divertir vendo o sofrimento dos animais”, afirmou.

A Sociedade Rural do Paraná (SRP) informou que não recebeu oficialmente o pedido.

Vídeo de maus-tratos

Em 2015, a entidade publicou que mostrada animais do rodeio sendo maltratados na Exposição de Londrina. Desde então, as autoridades recebem denúncias da população nos eventos que utilizam animais. 

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail