Londrina terá conteúdo sobre direitos dos animais nas escolas

Lei foi sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) e já entra em vigor em 2022.

Imagem: Vivian Honorato/Ncom

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), sancionou, na segunda-feira (17), a lei municipal no 13.331/2021, que determina a inclusão, nos programas curriculares da rede municipal de ensino, de conteúdos sobre direitos dos animais e proteção animal. Elaborada com base em projeto de lei do vereador Deivid Wisley (PROS), a norma será aplicada já no próximo ano letivo.

De acordo com Belinati, a nova legislação contribuirá para conscientizar a população em geral sobre a necessidade do respeito aos animais e ao meio ambiente. “Além do respeito ao ser humano, é fundamental que as pessoas protejam e cuidem dos animais, pois eles são seres dotados de emoções e mais frágeis do que nós”, disse.

Imagem: Divulgação/Ncom

O vereador Deivid Wisley afirmou que a criação da norma é a realização de um objetivo antigo para ele, e salientou que leis semelhantes foram implantadas de forma bem-sucedida em outros municípios. “É preciso que as crianças do nosso município aprendam desde cedo noções sobre a causa animal e o que são maus-tratos, porque não são as crianças que maltratam os animais, mas sim os adultos. Por isso, quando a criança tem contato com exemplos positivos na escola e leva para dentro de casa, isso também conscientiza os adultos com quem ela convive”, frisou.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, vai enfatizar ainda mais essa questão, contando inclusive com auxílio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). “Já temos diversas iniciativas em andamento nesse sentido, mas vamos reforçar essas ações e estabelecer novas estratégias para que esse trabalho chegue a todos os alunos a partir de 2022”, ressaltou.

Redação Tem com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail