Estabelecimentos da Rua Paranaguá recebem novas fiscalizações

Imagem: Divulgação/Ncom

Na noite desta quarta-feira (13), a Prefeitura de Londrina realizou uma ação conjunta de fiscalizações administrativas em bares e restaurantes da Rua Paranaguá, na área central da cidade, com o objetivo de evitar aglomerações e o descumprimento das medidas sanitárias de prevenção à pandemia da covid-19.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a ação vai continuar neste final de semana, com a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU). “Vamos prosseguir com estas ações, até que possamos pacificar a Rua Paranaguá e compartilhar o direito do lazer das pessoas com o direito do cidadão de morar em um ambiente saudável, onde ele possa ter segurança e sossego”, frisou.

A AIFU terá a participação da Guarda Municipal, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), secretarias municipais e possíveis órgãos parceiros que foram convidados para fortalecer a atuação, incluindo a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros.

Fazenda

A Secretaria Municipal de Fazenda, por meio da Gerência Operacional de Fiscalização, também vistoriou 15 estabelecimentos na Rua Paranaguá que resultaram em quatro Autos de Notificações, para regularização do Alvará de Localização e Funcionamento; duas Interdições Parciais, ou seja, da atividade irregular relacionada a bar/restaurante, sem alvará para execução de música ao vivo e/ou mecânica (entretenimento). Os outros nove estabelecimentos estavam executando suas atividades de acordo com os seus alvarás, onde foram feitas diversas orientações.

De acordo com a Secretaria de Fazenda, em todas as vistorias foram ministradas orientações para que estes locais mantenham as medidas profiláticas vigentes de combate e enfrentamento à covid-19. A atividade terá prosseguimento na próxima sexta-feira (15).

Vigilância Sanitária

A equipe da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, também participou das fiscalizações em 12 estabelecimentos, que resultaram em:

– Seis Intimações para adequação dos estabelecimentos, em locais que já haviam passado por inspeções anteriores, mas que ainda têm alguns itens que precisam ser adequados e em novos bares/restaurantes que ainda não tinham sido vistoriados. Neste caso, a Vigilância observou os itens que estavam faltando e solicitou a resolução aos estabelecimentos, em prazo imediato.

– Cinco Orientações Sanitárias, em estabelecimentos que já passaram por processo administrativo junto à Vigilância e têm pendência em algum item, sem agravantes e de baixo risco.

– Uma Infração Sanitária, de um local que estava em condições higiênicas insatisfatórias, incluindo o banheiro, depósito e cozinha, com alimentos expostos à contaminação e acondicionados de maneira irregular. Além disso, o estabelecimento ainda não possui Licenciamento Sanitário, necessário para o seu funcionamento. A infração é um procedimento administrativo, pelo qual o estabelecimento concorrerá às penalidades de advertência, multa ou interdição, caso não resolva a situação em até 15 dias.

A fiscalização da Vigilância Sanitária também deve prosseguir na sexta-feira (15), a fim de inspecionar outros estabelecimentos, a partir das 17h.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Londrina prossegue realizando Barreira Sanitária e blitz na rua Paranaguá, também com o objetivo de evitar aglomerações, entre outros descumprimentos dos decretos de combate à pandemia. Na noite de quarta-feira (13), entre às 19h e 23h, as equipes da GM lavraram 15 autos de infração de trânsito e removeram três veículos para o pátio por estarem trafegando com irregularidades na documentação.

O trabalho integrado na Rua Paranaguá também contou com a participação da CMTU e da Secretaria Municipal do Ambiente. O município segue firme no combate aos descumprimentos das medidas profiláticas de prevenção à Covid-19 e conta com apoio da população. Denúncias podem ser feitas para a central 153 da Guarda Municipal.

Texto: Dayane Albuquerque, com informações da Assessoria de Imprensa da Guarda Municipal (Bruno Amaral).

Redação Tem com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail