GM de Londrina intensifica fiscalização contra o coronavírus

Denúncias de infrações podem ser feitas para a Guarda Municipal de Londrina, pelo telefone 153.

Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

A Secretaria Municipal de Defesa Social segue fiscalizando o cumprimento dos decretos municipais que visam evitar a proliferação do novo Coronavírus. Equipes da Guarda Municipal (GM) estão nas ruas e podem ser acionadas para averiguar possíveis situações de desrespeito às normas. O uso de máscaras de proteção continua sendo obrigatório, e segue proibida a aglomeração de pessoas em bares, restaurantes, praças, parques públicos e áreas comuns de condomínios.

Números

Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

De acordo com informações do setor de estatística da Guarda Municipal, do mês de março até o momento a central telefônica da instituição recebeu 9.718 chamadas, das quais 8.106 foram atendidas pela GM e 1.612 foram encaminhadas para os demais órgãos fiscalizadores. Os guardas municipais emitiram 2.019 termos de constatação ou autuações, dos quais 318 referem-se à falta do uso de máscara. Ao todo, 149 estabelecimentos comerciais foram interditados por descumprirem as normas de saúde e segurança.

Acumulado de novembro

Foto: Divulgação/GM

Desde o início do mês, foram registradas 153 denúncias e 18 termos de constatação ou multas. A maioria dos atendimentos está relacionada ao descumprimento do horário de funcionamento do comércio ou aglomerações de pessoas em praças ou vias públicas.

O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, disse que a fiscalização do uso de máscaras no entorno de áreas de lazer será intensificada. “Embora a maioria dos atendimentos esteja relacionada ao funcionamento do comércio, também é preocupante a falta do uso de máscara em logradouros públicos e praças. Isso vem ocorrendo em locais como o Zerão e os lagos Igapó 1 e 2, onde as pessoas praticam atividades físicas. Sabemos que a prática de atividades com o uso da máscara incomoda, mas é preciso respeitar as regras. Por isso, vamos intensificar a fiscalização nestes espaços”, informou.

Serviço

Quem constatar uma infração pode contatar a central telefônica da Guarda Municipal pelo telefone 153. Denúncias também podem ser enviadas por meio de WhatsApp para o número (43) 9 9995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que, para efetivação da denúncia, o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail