Usuários com covid ou suspeita terão cartão transporte bloqueado

Durante o período de dez dias.

Imagem: Reprodução

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estabeleceu o bloqueio temporário do bilhete eletrônico de todos os usuários do transporte coletivo que testarem positivo para a covid-19, com termo de isolamento vigente. A medida passa a valer a partir desta quarta-feira (28).

O objetivo é evitar a circulação de pessoas com suspeita ou confirmação da doença causado pelo novo coronavírus, principalmente, no período em que elas deveriam ficar em casa, evitando a transmissão do vírus causador da pandemia. Com isso, a CMTU espera impedir que o cartão do transporte coletivo municipal seja utilizado, ainda que contenha créditos ativos.

Segundo o diretor de Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, a Secretaria Municipal de Saúde emitirá diariamente relatórios para a Companhia de Trânsito. Com as informações contidas nestes documentos, será feito o bloqueio dos cartões logo na sequência. A restrição durará dez dias, a contar do início dos sintomas ou da data de coleta do exame RT-PCR nas unidades de atendimento espalhadas pela cidade. Segundo ele, a providência foi uma ação da Companhia de Trânsito e Urbanização em conjunto com a Secretaria de Saúde e a Promotoria de Defesa do Consumidor em Londrina.

A proposta foi apresentada no início do mês, em reunião realizada para debater as formas de prevenção ao coronavírus no transporte público. Além do promotor e da CMTU, participaram do encontro representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), das concessionárias TCGL e Londrisul, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) e do Ministério Público do Trabalho.

Após análise e parecer favorável da solicitação da Promotoria, a Secretaria de Saúde elaborou os procedimentos para o envio dos dados necessários à Companhia, que cumprirá a decisão. Depois de expirado o período de dez dias, previsto no termo de isolamento, o cartão transporte será desbloqueado automaticamente.

Redação Tem com Assessoria



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail