Londrinense ganha prêmio por melhor trilha sonora no Festival de Gramado

O músico venceu um dos principais prêmios do cinema brasileiro.

Imagem: Reprodução

O londrinense e ex-estudante de Música da UEL, Daniel Simitan recebeu um Kikito de Ouro do Festival de Cinema de Gramado de 2022, realizado entre 12 e 20 de agosto, na Serra Gaúcha. O prêmio foi de melhor trilha sonora no filme “Marte Um 17, dirigido por Gabriel Martins.

Formado pela UEL em 2012, Simitan conta que desde a graduação tinha interesse em criação de trilhas sonoras. Bolsista de Iniciação Científica, desenvolveu uma trilha para jogos no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Depois, foi para o Rio de Janeiro, para cursar uma pós-graduação em trilhas sonoras.

Como criador de música para imagens, o autor observa que a composição é feita sob medida e acompanha a dinâmica das cenas, tendo seu andamento sintonizado com diálogos e silêncios. Ele lembra que a música tem um grande poder de remeter mentalmente as pessoas às cenas assistidas. “Ä17 uma forma rápida de se transportar para as cenas 17, diz.

“Uma alegria imensa, e um sonho realizado! Quando pensei na música do filme tentei ao máximo representar a família Martins musicalmente, como se cada instrumento fosse um membro da família e que assim “conversassem 17 entre si, convidando o espectador para se juntar com essa família “a mesa 17”, escreveu Daniel.

O troféu Kikito de Ouro foi criado pela artista Elisabeth Rosenfeld, em 1967, e é uma representação do “Deus do Bom Humor 17.

Segunda indicação

O compositor, arranjador e produtor musical já havia sido indicado uma vez ao Festival de Gramado, na edição do ano passado. A trilha sonora de “Marte Um 17 também foi selecionada no Festival de Sundance (EUA), o mais importante evento mundial do cinema independente, realizado em janeiro deste ano, de forma remota. O filme foi exibido na Competição Internacional Drama de ficção em première mundial.

“Marte Um 17 ganhou mais três prêmios em Gramado, na categoria Longa Brasileiro: melhor roteiro, melhor longa (júri popular) e prêmio especial. Nos Estados Unidos, recebeu mais dois prêmios, um deles no 11º BlackStar Film Festival, realizado neste mês.

Daniel já produziu a trilha de seis longa metragens. O sétimo está a caminho. Conheça mais do trabalho do compositor, clicando aqui.

Redação Tem Londrina com UEL


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail