Londrina abre 12 mil vagas de vacinação anti-covid para crianças e adultos

Imagem: Vivian Honorato

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abriu 12 mil vagas de vacinação contra a covid-19, nesta semana, para crianças e adultos. Há doses de vacina contra a covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desta segunda-feira (25) até sexta (29). O município conta com 53 UBSs, sendo 41 da zona urbana e 12 da zona rural.

Para agendar o dia e horário da aplicação, é necessário acessar o portal da Prefeitura de Londrina, clicando aqui.

No mesmo site, é necessário imprimir o comprovante com QR Code para apresentar no dia e local selecionado, junto com a carteira de vacinação covid-19 e um documento de identificação com foto. No caso do público infantil, é preciso apresentar um documento da criança, preferencialmente com foto, como o RG, ou certidão de nascimento, mais o comprovante de agendamento com QR Code. Os pais ou responsáveis legais também devem apresentar um documento pessoal de identificação com foto, como RG ou CNH.

Neste momento, o município está aplicando primeiras, segundas, terceiras e quartas doses da vacina para a população acima de 3 anos de idade. No caso das crianças, são ofertadas duas doses. Desde o dia 21 deste mês, não é mais exigido o intervalo de 15 dias entre a administração de vacina Covid-19 ou qualquer outro imunobiológico em crianças de 5 a 11 anos. O fim da exigência do intervalo foi publicado em Nota Informativa Técnica do Ministério da Saúde (MS).

As doses de reforço estão sendo aplicadas nas pessoas a partir de 12 anos, com um intervalo de 120 dias (quatro meses). No caso da quarta dose de reforço, estão aptas a recebê-la as pessoas com 40 anos ou mais que receberam a terceira dose há pelo menos 120 dias.

Crianças de 3 e 4 anos

No último sábado (23), a SMS deu início à vacinação das crianças de 3 e a 4 anos de idade, em uma ação realizada na UBS do Ouro Branco. O local foi decorado para receber os pequenos, contou com a presença de personagens de desenho animado e atividades lúdicas. Na ocasião, 322 crianças foram vacinadas.

O secretário de Saúde, Felippe Machado, avalia que a procura pela vacinação das crianças e 3 e 4 anos foi baixa, no primeiro dia, mas disse que sempre que a Prefeitura inicia um público para vacinar, em especial as crianças, há uma certa restrição dos pais e mães, por conta de fake news ou informações desencontradas. “A partir de hoje todas as UBSs passam a contar com a vacina, para agendamento das crianças maiores de 3 anos. Em breve, pretendemos viabilizar uma campanha de divulgação e conscientização nas escolas, levando informações corretas e de qualidade aos pais e responsáveis, para que possamos melhorar a cobertura vacinal. Até mesmo porque as crianças entre 3 e 5 anos anos têm mais contatos coletivos, nas escolas, e não usam máscara pela dificuldade do uso correto do equipamento. E, embora a doença não tenha se mostrado agressiva nas crianças, durante toada a pandemia, elas têm grandes chances de pegar e transmitir para outras pessoas”, enfatizou.

Redação Tem Londrina com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail