Aprenda como escrever um artigo de opinião

Imagem: unsplash.com

O artigo de opinião é um tipo de trabalho em que o autor precisa escrever um texto de opinião mostrando seu ponto de vista sobre um determinado assunto. Textos opinativos são muito populares na forma de colunas de jornalistas e escritores em jornais, revistas e sites da internet. Além disso, também se fazem presentes no meio acadêmico seja no ENEM ou em disciplinas que envolvam o desenvolvimento da escrita dos alunos.

Se você está em uma situação na qual precisa escrever um artigo desse tipo e não sabe por onde começar, uma alternativa é pesquisar exemplos de artigos de opinião prontos, além disso você também pode estudar mais sobre o assunto. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre a estrutura do artigo de opinião e ainda te dar 3 dicas para escrever um excelente artigo do gênero.

Estrutura do artigo de opinião

Imagem: unsplash.com

Artigos de opinião são textos que possuem características argumentativas, algo que você já deve estar familiarizado, afinal a redação do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) é um texto do tipo dissertativo-argumentativo. Claro que a redação do ENEM não é exatamente a mesma coisa que artigos de opinião, porém já é algo que te dá uma base para entender como funcionam esses artigos.

Como todo trabalho acadêmico e diferentes gêneros textuais, os artigos de opinião tem uma estrutura bem definida que deve ser seguida quando um trabalho do tipo está sendo desenvolvido. Para te ajudar a entender melhor isso, a seguir serão discutidos os elementos estruturais essenciais que fazem parte de um texto opinativo.

Introdução

A introdução é um elemento textual sempre presente nos trabalhos acadêmicos, afinal sempre é preciso introduzir o tema a ser discutido ao longo do texto. Em artigos de opinião isso não é diferente, é essencial que o assunto a ser discutido no texto seja apresentado de forma adequada.

Desenvolvimento

No desenvolvimento do texto opinativo é onde o autor deve apresentar os seus argumentos em relação ao assunto sendo tratado no texto. Isso pode ser feito de uma forma bastante semelhante a como os argumentos são apresentados na redação do ENEM, com parágrafos diferentes para cada argumento e sempre levando em consideração o uso de contra argumento.

Conclusão

A conclusão é composta de um ou mais parágrafos nos quais o autor finalmente expressa a sua opinião em relação ao assunto que o artigo está falando sobre. É na conclusão que todos os elementos que foram introduzidos ao longo do texto se combinam para permitir que o ponto do autor fique claro para o leitor e seja possível que ele entenda a opinião de quem escreveu o texto mesmo que não compartilhe da mesma opinião do autor.

3 dicas para escrever um excelente artigo de opinião

Se você precisa escrever um artigo de opinião, especialmente se for para alguma disciplina valendo nota, é bom seguir algumas dicas que podem fazer a diferença para você ter os melhores resultados. A seguir temos 3 dicas que vão te ajudar a escrever um excelente artigo de opinião.

Tema

O tema de qualquer trabalho é sempre importante, porém em artigos de opinião ele se torna ainda mais relevante porque o autor precisa expressar a sua opinião sobre um assunto específico utilizando de bons argumentos para isso. 

Se for possível escolher o tema sobre o qual você deve escrever, é uma boa ideia escolher algum assunto que você domine, porém que não seja algo que você tem dificuldade de ser objetivo sobre. Em muitos casos não é possível escolher o assunto do artigo, nesses casos é essencial fazer muita pesquisa para aprender o máximo possível e conseguir formar argumentos que você consiga defender.

Pesquisa 

Como foi citado no tópico anterior, fazer pesquisa é algo muito importante quando estamos falando sobre artigos de opinião. Não somente para se especializar no assunto sendo tratado e desenvolver os seus argumentos de forma adequada, a pesquisa também pode ter outros benefícios.

Se você não tem experiência escrevendo textos opinativos, pode se beneficiar de pesquisar artigos prontos para se familiarizar com os modelos textuais utilizados por outros autores e dessa forma estruturar os seus argumentos de uma forma melhor e que demonstre domínio sobre a prática de escrita.

Revisão

Algo que não pode faltar em nenhum tipo de trabalho acadêmico e produções textuais no geral, é a revisão. Mesmo que você tenha certeza que o seu texto está totalmente claro e sem erros, basta passar alguns minutos descansando que quando você ler o texto novamente vai encontrar algum erro ou algo que poderia ter escrito de uma forma melhor.

Sempre que possível o ideal é que outra pessoa faça a revisão do seu texto, seja um colega, amigo ou até mesmo um revisor profissional. Ter uma pessoa lendo o artigo pela primeira vez permite que ela encontre coisas que você não seria capaz sozinho.

Redação Tem Londrina


ﻄ17
Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail