Confira 9 benefícios do sexo para sua saúde

Imagem: Reprodução/Pixabay

Não é preciso ser nenhum grande cientista para saber que uma vida sexual saudável também afeta positivamente em outras áreas da saúde física e mental. Porém, esse assunto vem sido cada vez mais estudado por pesquisadores que querem entender de modo científico de que forma o sexo é capaz de trazer vantagens para a saúde de homens e mulheres.

Separamos 9 benefícios, provados cientificamente, que mostram o quanto uma vida ativa na cama é capaz de trazer muitos pontos positivos para a sua saúde. Confira!

1. Emagrecimento

A Public Library of Science divulgou uma pesquisa em que 20 casais, com idades entre 18 e 35 anos, fizeram sexo todos os dias durante uma semana. O resultado foi uma perda de, em média, 4,2 calorias por minuto. O coordenador do estudo, Antony Karelis, professor de ciência do exercício na Universidade de Quebec, chegou até mesmo a identificar o sexo como um aliado para os mais sedentários.

2. Diminui a dor

Durante o sexo, o corpo produz muitas substâncias, como a endorfina, hormônio que funciona como um analgésico natural para o corpo. Quando o ato chega ao orgasmo, ocorre também o ápice de liberação dessa substância e sua ação se prolonga após a transa. Assim, dores de cabeça e musculares, por exemplo, são aliviadas.

3. Redução de estresse

O orgasmo libera também a ocitocina, conhecida como “hormônio do amor”, responsável pelo relaxamento. Sabe-se que quanto mais intenso for o sexo (o que também inclui o sentimento entre as pessoas), maior a sua liberação. Uma pesquisa da Universidade de Paisley, na Escócia, revelou que os participantes que faziam questão da penetração respondiam melhor a situações estressantes.

Porém, aqui fica um aviso: é preciso tomar cuidado para não transformar a transa em algo que serve apenas para descarregar o estresse do dia a dia. Esse momento deve ser de conexão entre o casal, com envolvimento emocional e também de preocupação com o prazer do outro. Uma dica para manter uma vida sexual saudável é o uso de brinquedos eróticos. A Amor de Luxo é um dos maiores sex shops online do Brasil e oferece muitas opções para você explorar.

4. Menor risco de câncer de próstata

A próstata é estimulada de forma natural durante o orgamos, por isso, fazer sexo com frequência traz benefícios para a saúde deste órgão. Assim, há um menor risco de desenvolvimento de tumor na próstata em homens sexualmente ativos.

5. Um cuidado com a saúde cardiovascular

Uma pesquisa da Univeristy Queen Belfast, na Irlanda, revelou que pessoas que praticam sexo regularmente correm menos riscos de sofrer um infarto. Mulheres que têm cerca de dois orgasmos por semana diminuem em 50% as chances de ter um AVC ou um ataque cardíaco. 

6. Aumento da libido

Esse é um fato que se aplica principalmente às mulheres, pois a forma de sentir tesão costuma ser mais complexa para elas do que para os homens. Porém, quanto mais sexo a pessoas faz, mais prazer ela sente naquilo e mais desejo ela tem de transar novamente. Trabalhar a libido é um ponto importante para uma vida sexual saudável e, consequentemente, uma vida mais saudável também.

7. Melhor disposição

Durante o orgasmo, o cérebro libera dopamina, substância ligada às áreas cerebrais de recompensa e motivação, que provoca uma sensação de prazer, proporcionando maior energia e disposição.

8. Sono de qualidade

Após ter um orgasmo, o corpo relaxa automaticamente, o que ajuda muito a ter uma maior qualidade do sono. Isso acontece tanto por causa do gasto de energia realizado durante a atividade física quanto por conta da liberação dos hormônios citados nos outros itens.

9. Autoestima lá em cima

O cérebro é o verdadeiro responsável pelas sensações e emoções. Quanto mais mensagens de prazer ele recebe, mais fortalecido fica também a área do ego. Ao se sentir desejado pelo outro, a autoestima de uma pessoa melhora automaticamente. Sendo assim, o sexo ajuda trabalhar a autoestima, a forma que a pessoa se vê e sua saúde mental.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail