Entenda o significado das cores e símbolos da bandeira de Londrina

Imagem: Emerson Dias/Ncom

Talvez um dos maiores símbolos e mais reconhecidos de Londrina, seja o time de futebol: o Londrina. O Tubarão carrega as cores azul celeste e branco e, por isso, muitas pessoas ao verem Londrina podem achar que as cores da cidade sejam as mesmas. Mas não são. A principal cor utilizada para representar o município que comemora 87 anos neste dia 10 de dezembro, é a vermelha.

Em Londrina, o brasão de armas, a bandeira e outros símbolos também carregam a cor vermelha.

Os símbolos fazem parte do imaginário da população de um local e geram identificação.

A belíssima bandeira londrinense foi idealizada por Guilherme de Almeida e passou ser oficializada após lei municipal de 27 de novembro de 1959. Sua descrição para símbolos oficiais, chamada de descrição heráldica, é a seguinte: pavilhão de goles (vermelho) com quatro estrelas equidistantes e centradas de prata, postas em cruz. Mas para facilitar, é uma bandeira de fundo vermelho com quatro estrelas prateadas.

Formada por um retângulo vermelho, com quatro estrelas prateadas postas em cruz. Um desenho simples, porém marcante. Segundo o autor, o vermelho representa a cor da terra, a fertilidade — o Norte do Paraná possui uma terra tão fértil que a cor se aproxima do vermelho — e simboliza o entusiasmo, a coragem e o espírito de luta.

Dispostas em cruz, as estrelas de prata lembram o Cruzeiro do Sul, os quatro continentes de onde vieram os pioneiros e representam a inspiração, o caminho e o rumo. Equidistantes, as estrelas simbolizam ainda a expansão em todos os sentidos e direções, os braços abertos aos quatro pontos cardeais e o equilíbrio.

A bandeira é hasteada diariamente na Prefeitura e na Câmara Municipal.

Redação Tem com PML



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail