Apesar de cortes, Paraná é o 2º que mais forma em universidades estaduais

Crise das universidades estaduais não afetou posições em rankings internacionais

Em 2016, cerca de 12 mil estudantes concluíram a graduação nas sete universidades estaduais do Paraná. Isso coloca o estado como o segundo do Brasil que mais forma alunos em universidades estaduais, atrás apenas de São Paulo. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mesmo com a crise nas universidades gerada nos últimos anos com o corte de recursos promovido pelo Governo do Paraná, as instituições têm conseguido manter as posições em rankings internacionais. Em novembro, a Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, apontou que as universidades estaduais de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e do Oeste do Paraná estão entre as 200 melhores do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Hoje, há aproximadamente 72 mil alunos matriculados nas universidades do Estado, que oferecem 378 cursos nas modalidades presencial e a distância.

Atualmente, 93% dos professores das universidades estaduais têm mestrado ou doutorado e a maioria está concentrada no interior do Estado.

(com Agência Estadual de Notícias)



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail