Vestibular da UEL registra 1,4 mil ausentes; confira o tema e o gabarito

Foto: Reprodução/Agência UEL

O índice de abstenção da 1ª Fase do Vestibular 2020 da UEL foi de 6,57%, o equivalente a 1.485 candidatos ausentes, um volume inferior ao observado no ano passado quando o total de pessoas que não compareceu chegou a 7,64%. Este ano a UEL registrou 22.593 candidatos inscritos para o Vestibular 2020. A informação sobre o quantitativo de ausentes foi confirmada na tarde deste domingo (20) pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), a partir das listas assinadas pelos candidatos nas três cidades, locais em que o concurso foi realizado – Londrina, Curitiba e Cascavel. Este ano a UEL oferta 2.559 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, e outras 586 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas.

O tema central da prova, 60 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, foi a importância dos museus enquanto instituições sociais e educativas, espaços fundamentais para produção e difusão do conhecimento. Documento divulgado pela COPS revelou que a escolha do tema buscou mostrar aos estudantes que o conteúdo acadêmico pode ser aplicado ao cotidiano. “Cada obra, cada peça exposta pode ser compreendida a partir de pontos de vista que consideram os saberes dispostos nas disciplinas básicas”, relata o documento.

Confira os gabaritos das provas clicando aqui.

Segundo a professora Sandra Garcia, coordenadora da Cops, a 1ª fase foi tranquila, registrando apenas um candidato atrasado e outros cinco que não puderam entrar nas salas de provas por falta de documentação. Todos estes casos ocorreram em Londrina. A coordenadora adiantou que os cadernos de prova desta 1ª Fase deverão ser liberados a partir das 19h30, sendo que o gabarito provisório deverá ser divulgado a partir das 20 horas, no site da COPS.

Descentralização

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirmou que a descentralização do Vestibular foi bastante positiva, registrando 572 candidatos em Cascavel e outros 2.417 em Curitiba. Ele explicou que houve acordo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para que os Vestibulares fossem aplicadas em diferentes datas, com o objetivo de incentivar estudantes de cidades da região sul do estado tentarem uma vaga na UEL. “Entendemos que assim abrimos oportunidades para mais paranaenses”, definiu o reitor.

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, avalia o resultado – Foto: Agência UEL

Ainda segundo ele, outra grata surpresa foi a procura pelos novos cursos, Biotecnologia e Nutrição, que estão entre os mais procurados este ano, registraram concorrência de 10,5 candidato/vaga cada um. Para o reitor, esta boa procura comprovou que existia uma demanda reprimida por estas duas graduações, que passam a ser oferecidas a partir do próximo ano.

Cronograma:

8/11 – Resultado da 1ª Fase, às 17 horas

01/12 – 2ª Fase: Provas de Línguas, Literatura e Redação
02/12 – Conhecimentos Específicos
03/12 – Habilidades Específicas

13/01/2020 – Divulgação do resultado, às 12 horas

Redação Tem com Agência UEL


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail