Polícia faz reintegração de posse em fazenda do ex-deputado José Janene

Foto: Reprodução/WhatsApp

A Polícia Militar (PM) realiza nesta terça-feira (30) um mandado de reintegração de posse da Fazenda Marília, no distrito de Lerroville, em Londrina. A propriedade pertence ao ex-deputado José Janene que morreu em 2010 vítima de um ataque cardíaco. Os familiares do ex-parlamentar pediram na justiça a reintegração.

Cerca de 275 policiais entraram na propriedade e despejaram mais de 300 famílias de trabalhadores rurais que moram no local. Os moradores reivindicam que as terras sejam destinadas à reforma agrária.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Ambiental, Batalhão Aéreo e Corpo de Bombeiros também estiveram na Operação. A ordem para a reintegração foi confirmada pela Justiça em outubro do ano passado e autorizada pelo governador Ratinho Junior (PSD) nesta semana.

Mensalão

Família do ex-parlamentar reivindica a posse do local – Foto: Ruffino/Arquivo JL

O ex-deputado José Janene comprou as terras juntamente com mais dez fazendas entre os anos de 2003 e 2004. À época, Janene ficou conhecido como um principais articuladores do Caso Mensalão.

Segundo investigações da própria Polícia Federal, existia a suspeita de que os imóveis foram comprados com dinheiro ilícito. A Justiça chegou a bloquear o local, foi quando membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a propriedade que estava improdutiva.

Stel Fernanda Janene, viúva do ex-parlamentar é quem reivindicou a posse das terras na justiça.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail