Sema promove oficina especial de plantio em vaso neste sábado

Evento faz parte de programação para comemorar Dia dos Namorados.

Imagem: Reprodução/Sema

Aliando o amor à natureza ao clima romântico do Dia dos Namorados, celebrado nesta semana, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) realizará, no próximo sábado (14), das 10h às 11h30, uma oficina que ensinará o plantio de árvores em vaso. A ação, que será desenvolvida na Rua Almeida Garret, 235, às margens da barragem do Lago Igapó, é um convite aos casais que queiram vivenciar um momento simbólico de união e cuidado com o meio ambiente.

A iniciativa ocorre em parceria com a Oriental Garden Paisagismo e as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (43) 99194-1493 ou clicando aqui. As vagas são limitadas, o custo é de R$ 40 por casal e o restante todo do kit disponibilizado será subvencionado pela loja parceira da ação.

Os inscritos terão a oportunidade de montar juntos um vaso composto por um par de plantas que são duas chamadas Árvores da Felicidade, recebendo orientações profissionais para o procedimento.

Além de homenagear os namorados, a oficina também integra a campanha Junho Verde, mês dedicado à conscientização e à promoção de ações ambientais. No dia da oficina, cada casal terá à disposição um kit completo contendo uma muda de Árvore da Felicidade fêmea, uma muda da mesma espécie, porém macho, um vaso plástico, material para drenagem, substrato e acabamento com casca de pinus.

Todo o passo a passo do plantio será feito pela Oriental Garden, que orientará os movimentos e fornecerá as dicas de cuidado e informações sobre as espécies plantadas. A equipe de Educação Ambiental da Sema dará suporte à oficina, acompanhando a produção dos vasos, esclarecendo dúvidas sobre o plantio e arborização, ou qualquer outra competência que seja do poder público nesse campo de atuação.

O secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, convidou o público a participar da atividade. “Por meio dessa oficina, chamamos os casais para viverem uma experiência diferente, agradável e enriquecedora, fortalecendo seus vínculos e a conexão com a natureza. Isso reforça a importância de pequenas ações que fazem a diferença para um futuro mais sustentável”, disse.

Segundo a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, a iniciativa reforça a importância de cultivar o amor e o meio ambiente com pequenos gestos, propondo uma experiência afetiva e sustentável para marcar a data. “Essa é a primeira edição dessa atividade, que foi idealizada a partir de conversa com pessoas que trabalham em estabelecimentos gardens da região, nos informando que jovens casais frequentam bastante esses lugares em busca de conhecimento para cultivar plantas em casa, fazer decorações e coisas do gênero. Pensamos em criar essa oficina para estimular que mais casais comecem a cultivar suas plantas”, contou.

Árvore da Felicidade

Essa espécie tem como nomes científicos Polyscias guilfoylei (macho) e Polyscias fruticosa (fêmea), tendo origem em locais como a Polinésia, Índia e Malásia. No Japão, há lendas antigas que dizem que a Árvore da Felicidade traz boas realizações, prosperidade e sorte. E muitas pessoas acreditam que plantar a árvore fêmea com a macho no mesmo vaso atrai sorte para a vida, equilibrando as energias Yin e Yang.

Trata-se de uma planta de meia sombra e de crescimento lento, podendo alcançar até cinco metros de altura, em média. Possui folhagem verde escura similar a trevos de quatro folhas. Em território brasileiro, essa espécie não gera florescimento, por questões de adaptação climática.

Redação Tem Londrina com NCom