FAKE: notícia sobre falso enfermeiro preso em hospital de Bolsonaro é falsa

Fake news circulou em grupos de WhatsApp neste sábado.

Imagem: Reprodução

Uma notícia divulgada por grupos de WhatsApp na tarde deste sábado (17) e que circulou em diversos grupos em Londrina, dizia que um suposto falso enfermeiro teria sido preso no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde o presidente Jair Bolsonaro trata problemas intestinais. A notícia é falsa e se trata, na verdade, de um fato ocorrido em abril de 2021, na cidade de Manaus, no Amazonas, sem qualquer relação política.

Na imagem falsa que circulou por grupos, um homem aparece detido e uma informação falsa diz que ele foi preso pela Polícia Civil de São Paulo e que teria “passagem na policia por tentativa de homicidio (sic)”, além de ser “filiado ao PCdoB”.

Imagem: Reprodução

Em uma rápida busca na internet, a reportagem confirmou que a imagem divulgada é, na realidade, de um homem que foi preso por atuar como falso técnico em enfermagem no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Platão Araújo, na Zona Leste de Manaus, em 14 de abril. A informação é registrada por diversos veículos de comunicação de Manaus. Na ocasião, os policiais militares apreenderam agulhas, seringas e medicamentos com o homem.

Imagem: Reprodução

A Polícia Civil de São Paulo (PCPR) também informa, através das suas redes sociais, neste sábado, que não prendeu ninguém no hospital onde Bolsonaro está internado. E que não a informação divulgada é falsa.

Como identificar fakes

Antes de espalhar qualquer conteúdo pela internet, é necessário fazer uma rápida busca para verificar se o conteúdo é verdadeiro. Vale ressaltar que diversas pessoas divulgam notícias falsas vinculadas a políticos para confundir e enganar a população.

A melhor forma de identificar as fakes é procurando a fonte da notícia ou se veículos de comunicação também a divulgaram. Caso você receba uma fake news não passe para frente.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail