Irã revida ataque de Israel com centenas de mísseis; veja vídeo
Nesta sexta-feira (13), o Irã iniciou uma retaliação maciça contra Israel, lançando centenas de mísseis balísticos e cerca de 100 drones, conforme confirmado por fontes iranianas e israelenses. A ofensiva foi em resposta aos bombardeios israelenses desta quinta (12), que atingiram instalações nucleares, matando militares e personalidades de alto escalão iranianas, incluindo o comandante da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, e o chefe de Estado-Maior Mohammad Bagheri, além de cientistas.
A mídia iraniana relata o disparo de “centenas de mísseis balísticos” contra alvos israelenses, e o Exército de Israel informou que cerca de 100 drones iranianos também foram lançados.
A Cúpula de Ferro e o sistema Arrow interceptaram a maioria das ameaças. No entanto, houve sirenes e alertas em várias cidades, inclusive em Tel Aviv e Jerusalém.
Segundo mídias iranianas, pelo menos sete pessoas ficaram feridas em Israel. Alguns projéteis interceptados caíram em território jordaniano sem causar vítimas.
Escalada
O ataque de Israel ocorreu ontem sob a “Operação Leão em Ascensão”, atingindo cerca de 100 alvos iranianos, entre bases militares, instalações nucleares como Natanz e residências de comandantes. A ofensiva matou altos oficiais iranianos, incluindo Salami e Bagheri, além de cientistas do programa nuclear.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, já declarou que Israel “não ficará ileso” e prometeu que as retaliações não seriam pela metade.
Redação Tem Londrina