Leão XIV é o primeiro papa estadunidense e segundo da América

Pontífice nasceu nos EUA, mas também tem nacionalidade peruana, país onde construiu sua trajetória na igreja.

Imagem: Narcin Mazur/FotosPúblicas

Após quatro votações, o Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) a eleição de um novo papa. O escolhido foi Robert Francis Prevost, que adotará o nome de Leão XIV. A tradicional fumaça branca surgiu na Capela Sistina por volta das 13h08 (horário de Brasília), sinalizando ao mundo a decisão do conclave.

Leão XIV entra para a história como o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e o segundo da América, sucedendo o argentino Francisco. Para ser eleito, Prevost precisou do apoio de ao menos 89 dos 133 cardeais com menos de 80 anos que têm direito a voto. Apesar de nascer em solo estadunidense, o novo líder da Igreja Católica construiu seu trabalho na América do Sul, no Peru.

Natural de Chicago, Prevost tem uma trajetória marcada por mais de duas décadas de atuação missionária no Peru, onde chegou em 1985 para servir na missão agostiniana em Chulucanas, Piura. Ganhou cidadania peruana em 2015, ano em que foi nomeado bispo de Chiclayo. Também foi vice-presidente da Conferência Episcopal do Peru.

Por seu vínculo com o país, chegou a ser considerado um nome latino-americano por parte da imprensa local.

Votação

A escolha do novo pontífice aconteceu após três sessões anteriores sem consenso, semelhante aos conclaves que elegeram Bento XVI e Francisco, também definidos em dois dias. Leão XIV, cujo nome era pouco citado entre os favoritos — apenas 1% das apostas acertou sua eleição —, já teve manifestações públicas críticas a políticas do ex-presidente Donald Trump, especialmente na área de imigração.

O novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para sua primeira bênção “urbi et orbi”, acenando aos fiéis que lotavam a Praça de São Pedro.

Redação Tem Londrina