Leite, vilão da alimentação? Mitos e Verdades

O 1º post é sobre o tema mais polêmico que eu tenho visto por aí: LEITE.

✔ Eu queria deixar esclarecido aqui que: Eu não vou conseguir responder TUDO em um único post, por isso eu vou abordar as coisas mais importantes e as polêmicas mais absurdas que envolvem o leite;

✔ Este post está sendo feito com uma base simples: Leitura de artigos e um estudo, digamos que constante, sobre nosso branquinho. Porém como são MUITOS se alguém tiver interesse em ter a fonte é só me falar que eu mando;
Então vamos colocar a lenha na fogueira (porque eu sei que o negócio vai ficar feio!).

TemArte

1 – A coisa mais importante, que eu sempre falo em meus posts, quantidades, nada em exagero faz bem a saúde. 200ml de leite por dia é diferente de 1000ml por dia, com isso em mente vamos em frente.

2 – Gente, tirem da cabeça de vocês que o leite UHT é um leite antinutricional. Pra começar não existe leite antinutricional. 98% das gorduras existentes no leite são benéficas a saúde, então tirem da cabeça que pra dieta ser perfeita o leite tem que ser desnatado, não, isso já é um tabu e precisa ser quebrado, não deve se tornar uma regra. (Cada um com sua individualidade).

3 – Já ouvi por aí que os M.O. (Microorganismos) não são eliminados por completo durante o processo UHT. Gente, são sim! Todos os M.O. que podem fazer mal a saúde são eliminados durante o processo, podem ficar bem tranquilos. “A Giovana, mas eu já abri a caixa do leite e tinha uma ‘gelatina’ no fundo da caixa, o que me diz sobre isso em?”. Isso são os psicrotróficos, normalmente são resultantes de uma e higienização errada durante a ordenha da vaca, SÓ! Não fazem mal a saúde é uma característica que atrapalha na área sensorial do leite, não tome quando isso acontecer, mas não significa que isso acontece sempre e também não façam textão no Facebook detonando o leite por conta disso. Tirem isso da cabeça.

4 -EXISTEM CONSERVANTES/ADITIVOS/FORMOL NO LEITE. Gente isso é papo de pessoa desinformada. Não estou dizendo que não existem indústrias anti-éticas, mas não é regra. Nossa querida Polly (que fica aqui em Londrina) e é da Cativa, é muito ética em seu trabalho com a manipulação do leite. Seguem a legislação vigente (sugiro que a leiam antes de sair falando por aí). A única coisa que a legislação permite é um ESTABILIZADOR que normalmente é um fosfato a única coisa que ele faz é estabilizar as proteínas do leite (Caseína, prazer), impedindo que elas sofram coagulação.

5 – Me perguntam qual é o melhor leite para tomar? UHT ou saquinho. O de saquinho, porém a durabilidade dele é bem menor, mas, você não vai morrer se tomar o de caixinha, vai por mim.

6 – Com exceção das pessoas que possuem alguma patologia como Alergia ao leite e intolerância a lactose, NÃO existe nenhum estudo que comprove a ligação direta do leite em problemas com a obesidade, diabetes e etc… Muito pelo contrário então, voltamos ao ponto inicial, se for um consumo consciente, seja feliz e não se prive de tomar essa delícia branquinha.

7 – “O homem é o único mamífero que toma leite depois que chega a fase adulta”. A gente que argumento mais batido vai! ÓBVIO que é o único ele tem capacidade pra arrebanhar, ordenhar, manipular, envasar e tomar o leite. Você dá leite pro seu cachorro? Ele toma não toma? Sabe porque? PORQUE É GOSTOSO! Se ele tivesse a mesma capacidade que nós temos de ordenha ele também faria! Ok?

8 – “Eu tirei o leite da minha dieta, emagreci e depois que voltei a tomar me senti inchado, óbvio que ele faz mal!”. Não, não é óbvio. O que é óbvio pra mim é o seguinte, você tirou o leite, emagreceu, mas tenho certeza absoluta que mudou outros hábitos também, então não foi o fato isolado do leite que desencadeou seu emagrecimento. Outra coisa óbvia é: CLARO que você vai inchar, passou meses sem tomar leite, seu organismo diminuiu a produção de lactase (enzima que quebra a lactose) quando você ingerir de novo o leite, vai ter gases mesmo, voltou a ingerir lactose do nada, é um corpo estranho.

9 – INDIVIDUALIDADE: sobre o último item, se você, não se sente bem tomando leite, procure um médico para entender e saber se existe alguma patologia relacionada e se não houver, procure uma nutricionista para entender o porquê. Se você passa mal, não consegue tomar, não gosta… Uma boa profissional saberá lidar com isso.

✔ Pessoal, isso era tudo o que eu tinha a dizer, sei que é um texto extenso e acreditem em mim, eu ainda não falei tudo o que precisava falar. Se tiverem alguma dúvida, me chamem inbox, me mandem e-mail ou passem na clínica para batermos um papo.

✔ Última coisa, parem de acreditar em blogs, médicos que não são especialistas na área, procurem um profissional adequado pra falar de alimentos (NUTRICIONISTA TÁ!)

Giovana Costa

Apaixonada desde a infância pelo mundo culinário acabei me formando em Gastronomia e Nutrição pela Universidade Norte do Paraná, pós graduanda em Nutrição Funcional e Nutrigenômica (Estácio de Sá), Mestranda em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados (Unopar). E atualmente divido meu tempo entre minha clínica e a cozinha do Programa Destaque na Rede Massa.


Esse conteúdo é de responsabilidade de seu autor(a).


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail