Idosa de 82 anos é encontrada com menos de 30kg em asilo no Paraná

Foto: Ilustrativa/Facebook

A Justiça do Paraná interditou, nesta última terça-feira (30), uma Instituição de Longa Permanência para Idosos no bairro Rondinha, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. A medida atendeu uma acusação do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que visitou o local e identificou diversas ilegalidades depois da Promotoria ser notificada de maus tratos contra idosos.

O lar atendia 11 pessoas, com idade enter 64 a 92 anos. Uma senhora, de 82 anos, foi encontrada subnutrida, com menos de 30 quilos, más condições de higiene e escaras (feridas na pele que aparecem pela pessoa ficar muito tempo na mesma posição) pelo corpo.  

O MP-PR abriu uma ação civil pública, indicando que ” o tratamento empreendido aos idosos institucionalizados no Lar de Idosos […] se mostra subumano, eis que afronta, não somente os direitos previstos no Estatuto do Idoso, mas, sem sombra de dúvida, os direitos fundamentais da pessoa humana ali residentes, situação que não se admite”.

Dentro da ação, um ex-funcionário afirma que, no período que esteve na instituição, não serviam nem água. Segundo o relato dele, os mais lúcidos reclamam da comida, que era sempre a mesma. “A orientação da administração era para não dar muita comida, para que não se utilizasse muitas fraldas. As fraldas somente eram trocadas nos casos em que se verificava acúmulo grande de excrementos”, declarou.

Redação Tem com Paraná Portal



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail