Por causa das chuvas, queima da cana volta a ser permitida no Paraná

A prática estava proibida desde a última segunda-feira.

Foto: SEDEST

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, revogou a proibição da queima controlada de cana-de-açúcar no Paraná. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (19), após o registro de melhora do índice de umidade do ar nos últimos dias devido às chuvas que caem em todo o estado.

A prática é comum nas lavouras de cana-de-açúcar e, com a estiagem, estava comprometendo a qualidade do ar e a saúde da população. Também representava risco de o fogo se alastrar para fora das plantações. Com as chuvas, a umidade relativa do ar melhorou e minimizou os riscos apontados durante o período de seca.

De acordo com os dados apresentados por técnicos do Instituto, entre os dia 01 e 19 de agosto, no Norte do Estado, região que concentra mais de 90 % das plantações, a média de chuva foi acima de 100 milímetros. A umidade relativa do ar é a mais alta registrada nos últimos seis meses.

Everton Souza, presidente do IAT, esclarece que os instrumentos de monitoramento na região Norte do estado constataram valores expressivos de precipitação pluviométrica, o que criou condições para que a queima da cana possa ser feita sem prejuízo das populações do entorno dessas plantações.

Redação Tem com AEN



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail