- Jornalismo
- 10 de novembro de 2025
Simepar divulga trajeto feito por tornado que atingiu o Paraná
Fenômeno atingiu velocidade de 330 km/h durante percurso de 41 km.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou a ocorrência de três tornados durante as tempestades da noite de sexta-feira (7). O mais intenso, de categoria F3 na escala Fujita, atingiu Rio Bonito do Iguaçu. Outros dois, classificados como F2, ocorreram em Turvo e no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. O instituto também divulgou o trajeto feito pelo tornado mais destruidor (veja abaixo).
Segundo o Simepar, o tornado de Rio Bonito do Iguaçu teve ventos entre 300 e 330 km/h, com diâmetro de até 1 km e trajeto de 41,7 km, passando também pelos municípios de Espigão Alto do Iguaçu e Porto Barreiro. O fenômeno destruiu casas, derrubou torres de energia e devastou áreas inteiras de vegetação. Os especialistas explicam que o tornado avança de forma sinuosa, “serpenteando” pelo terreno, alternando movimentos para cima e para baixo ao longo do trajeto.
Trajeto do tornado:

Em Guarapuava, o tornado causou o colapso total de residências, inclusive de alvenaria. Em Turvo, o cenário foi semelhante, com matas arrancadas e veículos arremessados.
Os meteorologistas apontam que as condições atmosféricas que favoreceram os tornados foram provocadas pelo aprofundamento de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, que deu origem a um ciclone extratropical, aliado ao calor, à umidade e à variação dos ventos em altitude.
O Simepar segue investigando outros possíveis tornados registrados durante as tempestades que atingiram o estado.
Redação Tem Londrina



