Ex-ministro de Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Recife
Segundo a investigação, Gilson Machado é suspeito de tentar emitir passaporte para Mauro Cid deixar o país.
O ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro (PL), Gilson Machado Neto, também do PL, foi preso na manhã desta sexta-feira (13) pela Polícia Federal (PF). A prisão ocorreu no âmbito de uma investigação que apura a tentativa de obtenção ilegal de um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, que responde por participação em articulações golpistas.
De acordo com a PF, Machado teria procurado o Consulado de Portugal em Recife, onde mora, com a intenção de viabilizar o documento europeu e facilitar a saída de Cid do Brasil. Embora a solicitação não tenha sido atendida, os investigadores suspeitam que ele possa ter buscado apoio de outras representações diplomáticas com o mesmo propósito.
A Procuradoria-Geral da República (PGR), que apoiou o pedido de prisão, vê indícios de tentativa de obstrução da Justiça. A investigação também apontou que, em janeiro de 2023, antes da primeira prisão de Mauro Cid, já havia buscas por uma assessoria especializada na obtenção de cidadania portuguesa, o que reforça a suspeita de planejamento para fuga.
Se confirmadas, as ações podem configurar favorecimento pessoal e tentativa de interferência em investigações relacionadas à trama golpista, ao caso das joias sauditas e à suposta estrutura paralela de inteligência dentro da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
Redação Tem Londrina