Vereadores de Londrina aprovam três projetos em 2º turno; veja os temas

Imagem: Reprodução/CML

A Câmara Municipal de Londrina (CML) aprovou, nesta quinta-feira (19), três projetos em segunda discussão. Foram eles o PL nº 4/2021, da vereadora Daniele Ziober (PP), que autoriza as doulas previamente cadastradas ingressem em maternidades e hospitais de Londrina, públicos e privados, e participem do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, quando assim for solicitado pela gestante. O segundo, PL nº 48/2021, proposto pelo vereador Beto Cambará (PODE), determina que as instituições de saúde afixem placas informando que a entrega de filho para adoção, mesmo durante a gravidez, não é crime. E por último, o PL nº 131/2021, que revoga concessão de terreno público ao Cincão Esporte Clube.

Convidada a participar da sessão desta quinta para falar sobre o tema do PL nº 48/2021, a juíza Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Londrina, ressaltou a importância de apoiar, sem julgamentos, a doação legal nos casos em que a mulher deseja entregar o bebê.

“Em Londrina, temos desde 2015 um projeto chamado Entrega Legal, em que é oportunizado a essa mulher demonstrar durante a gestação o desejo de entrega do bebê. Essa mulher é atendida por psicólogos ou assistentes sociais, que não vão fazer julgamento, mas uma escuta da mulher, para que a decisão seja feita de forma segura. O objetivo é evitar doações de forma ilegal ou a entrega para famílias que não estão preparadas. Temos ainda a imagem de que a mulher que vai entregar seu bebê é uma mulher má, e ela é julgada por toda sociedade. E às vezes essa entrega é um ato de amor, ao ver que ela não tem condições de oferecer esse cuidado”, afirmou.

Segundo a magistrada, o número de mulheres acompanhadas pela equipe técnica aumentou na pandemia de covid-19. Ainda segundo ela, há casos em que a gestante desiste de entregar o filho após ser atendida pelos profissionais e encontrar alternativas. “Neste ano houve 3 ou 4 encaminhamentos, mas cerca de 15 casos foram acompanhados pela equipe. […] Se a mulher desiste da doação, ela ainda é acompanhada por 180 dias pela Vara da Infância”, explicou.

Com a aprovação em segundo turno, o projeto segue agora para a sanção do prefeito Marcelo Belinati (PP).

Redação Tem com CML



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail