Novos radares começam a funcionar nesta segunda-feira em Cambé
São 28 novos pontos com fiscalização eletrônica de trânsito em 38 faixas.
A cidade de Cambé inicia, nesta segunda-feira (7), uma nova etapa do programa ‘Cambé + Segura’, que passa a contar com fiscalização eletrônica no trânsito. A medida, segundo a Prefeitura, visa reforçar a segurança viária, coibir infrações e dar mais agilidade à resolução de crimes com o uso de tecnologia e monitoramento inteligente.
Ao todo, o município dispõe de 242 câmeras distribuídas estrategicamente por seu território. Dessas, 28 são dedicadas exclusivamente à fiscalização de trânsito e irão monitorar 38 faixas para autuar infrações como avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, conversões proibidas e excesso de velocidade.
Para garantir que os motoristas estejam cientes da fiscalização, a prefeitura instalou placas de sinalização em todos os pontos monitorados por radar. Além do monitoramento viário, o município também contará com um sistema de vigilância que inclui:
41 câmeras LAP (Leitura Automática de Placas): que permitem acesso ao histórico de veículos e ajudam a identificar carros envolvidos em crimes;
65 câmeras PTZ (com rotação 360° e zoom): destinadas à vigilância de espaços públicos;
108 câmeras VMS fixas: sendo 100 delas instaladas em escolas municipais, para garantir a segurança de alunos e professores.
“Já somos um dos 20 maiores PIBs do Paraná e o quarto município mais seguro do estado. Mas segurança e organização precisam caminhar juntas. A instalação das câmeras não tem como objetivo arrecadar com multas, e sim salvar vidas. Temos casos solucionados graças ao monitoramento, e isso vai se intensificar”, afirmou prefeito Conrado Scheller.
A secretária municipal de Segurança Pública e Trânsito, Thays Kuchenbecker, explicou que o projeto foi pensado para atuar em diversas frentes. “Com o cinturão de câmeras que registra todos os veículos que entram na cidade, conseguimos identificar possíveis delitos rapidamente. Já nas escolas, reforçamos a proteção das crianças. A ideia é usar a tecnologia como aliada para promover um ambiente mais seguro e organizado para todos”, explicou.
Segundo ela, o sistema funciona 24 horas por dia. Ao detectar uma infração, a câmera registra a imagem, que é encaminhada à Central de Monitoramento, onde agentes de trânsito analisam o caso e decidem sobre a emissão da autuação.
Números
De acordo com dados do Detran-PR, Cambé possui atualmente uma frota superior a 77 mil veículos. Em 2024, o Corpo de Bombeiros do Paraná já registrou 494 sinistros de trânsito no município, envolvendo 614 pessoas — um aumento de 4,24% em relação ao ano anterior.
Dez pessoas morreram em decorrência de acidentes no último ano.
Segundo a Prefeitura, o projeto ‘Cambé + Segura’ também aposta em ações educativas. Agentes de trânsito atuam diariamente em escolas, orientando motoristas e promovendo palestras para conscientizar crianças sobre a importância da segurança viária. A nova sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, inaugurada recentemente, conta com estrutura moderna e uma central de monitoramento equipada para acompanhar em tempo real as imagens de todas as 242 câmeras instaladas no município.
Redação Tem Londrina