Além das linguagens de programação, criatividade é exigência no desenvolvimento web

Imagem: Divulgação

Hoje, existem muitas soluções whitelabel, mas você já reparou como cada site e aplicação são diferentes? Isso porque há muito dinamismo no desenvolvimento web. Afinal, não estamos lidando apenas com linguagens de programação, mas também com pessoas. Isso não só adiciona uma baita dose de desafio ao desenvolvedor, como ainda exige muita criatividade para lidar com uma rotina, digamos, “surpreendente 17.

Por isso, vamos detalhar um pouco sobre a área e a importância da criatividade, como:

– As responsabilidades de um desenvolvedor web

– Criatividade e programação

– Etapas criativas da resolução de problemas

– E até dar uma dica de como escolher um curso de desenvolvimento web online

Está pronto para acompanhar a gente nessa?

Criatividade aplicada à programação

Logo de cara, este tópico pode soar estranho a algumas pessoas. Afinal, tem-se um preconceito de que na área de tecnologia tudo é mais rígido. Mas, na realidade, a criatividade aplicada à programação é fundamental no trabalho de um desenvolvedor.

Com certeza você já viu uma aplicação do seu celular ou site ser atualizado e mudar o layout ou apresentar uma funcionalidade completamente nova. Pois é! É isso que a criatividade oferece. 

É a partir dela que o desenvolvedor consegue encontrar maneiras de tornar a aplicação cada vez mais otimizada, fluida e com uma experiência mais imersiva ao usuário. ´

O que é desenvolvimento web?

Se a criatividade aplicada à programação é fundamental na criação de softwares, é óbvio que o desenvolvimento web também entra nessa jogada. E com uma demanda ainda maior. Mas porque? O que faz um desenvolvedor web para ter essa carga “extra 17 de responsabilidade?

No desenvolvimento web, o programador precisa unir suas habilidades em diferentes linguagens de programação, sem abandonar a sensibilidade crítica, que traz também funções importantes ao usuário final.

Imagem: Divulgação

Ou seja, de nada adianta trazer uma funcionalidade nova que não seja eficiente ao usuário ou esteja mal apresentada. E é aí que entra a criatividade do profissional de desenvolvimento web.

Desenvolvimento web criativo

Programação de boa imaginação andam juntinhas. Por isso, a criatividade no desenvolvimento de software é a união de dois mundos distintos, mas que não funcionam de forma isolada para o programador. E buscar soluções para os desafios de uma aplicação podem passar por algumas etapas específicas, como:

– Formação de ideias

– Prototipagem rápida

– Abrangência multidisciplinar

A primeira etapa aqui é aquele famoso brainstorming, sabe? Aqui, você e outros profissionais lançam ideias sobre como organizar os problemas de forma livre, sem julgamentos.

Mas, claro, só a teoria não adianta. Assim, testar essas ideias é importante para o desenvolvedor. E é a prototipagem rápida que vai permitir fazer esses “testes 17 de forma rápida e eficiente.

Por fim, é aquela história: Quanto mais melhor! Com apoio de diferentes times, o programador passa a olhar o projeto como um todo e buscar por soluções mais criativas e elaboradas à aplicação, que possam atender a demanda de toda a equipe.

À procura por soluções

Como você viu até aqui, a criatividade em desenvolvimento de software é fundamental na área de desenvolvimento web. E por sua versatilidade e diferentes aplicações, não existe uma receita de bolo para lidar com os desafios, mas há algumas indicações de etapas a serem processadas.

Logo de cara, o programador não pode basear a resolução de problemas apenas em suas experiências anteriores. Claro que elas são importantes, mas como cada aplicação é única, as soluções também tendem a ser.

Por isso, você pode ir pelo caminho não só identificar, mas isolar o problema encontrado. Assim, o programador consegue ter uma visão mais profunda da falha e criar pequenas etapas para elaborar uma boa solução.

Feito isso, você constrói uma perspectiva de resolução personalizada. Porém, a execução precisa estar alinhada com as expectativas não só de funcionalidade, mas também de tempo. Então, o mundo ideal, nem sempre, pode ser atingido, mas algo próximo que tenha uma aplicação eficiente é bem-vindo.

Posso aprender criatividade no curso de desenvolvimento web?

Muitos acham que há pessoas criativas e pessoas operacionais. Quando, na verdade, isso é um grande mito. A diferença é o tipo de situação em que cada pessoa foi inserida, que exigiu o desenvolvimento de novos comportamentos. Sendo assim, é possível aprender a ter criatividade em desenvolvimento de software.

Para isso, você precisa entender que, no mundo da tecnologia, há dois tipos de curso. O primeiro curso é o tradicional, que leva cerca de cinco anos para ser concluído. Dentro da universidade, você vai ter acesso a conteúdos teóricos profundos, que vão te dar uma base bastante importante. Porém, você vai sentir falta de algo.

Afinal, do outro, temos um bootcamp! Neste modelo de curso, em poucos meses você não só vai aprender toda a parte teórica, mas também vai ter a experiência prática em projetos reais. Tudo isso, em um ambiente imersivo, para te dar a famosa “cancha 17 para o trabalho.

Curso de desenvolvimento web: matricule-se na TripleTen Brasil

Sempre que nos perguntam alguma indicação de curso de desenvolvimento web, a gente quase nunca aponta para um curso universitário, mas, sim, para o bootcamp da TripleTen Brasil!

Em comparação com uma faculdade, o bootcamp é um curso que dura apenas 10 meses. Seja você um novato ou um profissional experiente, você vai do zero ao pro nesse tempo, seguindo toda a metodologia imersiva e orientada à prática. Como tem que ser!

Além de acessível financeiramente, você não precisa ter um baita computador para o curso de desenvolvimento web deles. O programa é todo elaborado para que seja necessário grandes investimentos em hardware.

E como estamos todos à busca de uma carreira de sucesso, a TripleTen oferece ainda um suporte dos tutores não só para te fazer aprender as habilidades, mas também para te ajudar com networking e simulação de entrevistas.

Agora que você sabe onde precisa ir para alavancar sua carreira, acesse agora mesmo o site da TripleTen Brasil! E como “cortesia 17, utilize o cupom FUTUROBR30 e ganhe 30% de desconto na matrícula!

Redação Tem Londrina com Assessoria


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail