- Jornalismo
- 23 de março de 2022
Londrina firma parceria com o Tecpar para promover inovações

O município de Londrina vai receber apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), empresa pública do Governo do Estado, a fim de identificar oportunidades de soluções em tecnologias que possam promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade. Nesta terça-feira (22), o executivo assinou de um Acordo de Cooperação Técnica com o Tecpar, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati (PP).
Além de identificar oportunidades, o acordo permitirá observar quais são os principais desafios do município e as instituições poderão somar competências para a realização de um processo de inovação aberta, pautado pela pesquisa, desenvolvimento e inovação.
A intenção é que o corpo técnico do Tecpar identifique, no mercado, tecnologias existentes que possam atender aos desafios prioritários. Estas tecnologias serão colocadas em um ranking, com a finalidade de identificar a melhor tecnologia para satisfação das demandas do município.
Caso haja tecnologias disponíveis, a Prefeitura de Londrina poderá convidar as empresas para realização de Provas de Conceito no município, também com apoio do Instituto. Com esse processo, a ideia é transformar os desafios em oportunidades de melhoria, com aplicação de novas tecnologias voltadas à gestão pública, à segurança, à saúde e à mobilidade urbana.
O prefeito Marcelo Belinati (PP) lembrou que Londrina se destaca, no país, na área de Tecnologia da Informação (TI) e inovação. “Temos um arranjo produtivo local que poucas cidades no Brasil têm. Temos, aqui, milhares de startups e de empresas de TI, o HUB de inteligência artificial, único do Brasil, com um investimento de mais de R$ 10 milhões do Senai. Tudo isso nos possibilitou ter, no momento, cerca de 3 mil vagas de empregos abertas nesta área e, agora, estamos trabalhando para qualificar as pessoas para preencherem estas vagas de emprego”, ressaltou.
O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, explicou que, na prática, o acordo possibilitará um intercâmbio de experiências e da estrutura do Tecpar, dentro de sua incubadora, que ficará à disposição de Londrina. “Com isso, novas tecnologias que podem chegam no município poderão ter a prova de conceito juntamente com o Tecpar, além da realização de outros projetos. A ideia é apoiarmos as demandas da vocação regional”, disse.
Callado afirmou que Londrina é referência nacional, não só pelas ações da comunidade industrial e empresarial como pelo apoio que vem sendo dado pela Prefeitura e pelo governo do Estado. “Essa junção de apoios coloca a cidade em uma posição diferenciada com relação à inovação, às novas tecnologias e à geração de novos negócios com base tecnológica, servindo de exemplo para muitas outras regiões do país”, apontou.
Redação Tem com Ncom



