Serraria Mortari: imagem relembra a primeira indústria de Londrina

Imagem: Reprodução/MHL

O #TemHistória desta semana voltará para a década de 1930, quando o município de Londrina ganhava sua primeira indústria: a Serraria Mortari. Construída na região da Avenida Leste-Oeste (trecho da antiga Rua Acre). A maior serraria da cidade, operava com máquinas importadas da Itália e da Alemanha.

A antiga indústria foi estabelecida originalmente em madeira, quando a fachada recebeu, apenas em 1948, alvenaria de tijolos.

No local, os barracões construídos em alvenaria de tijolos e a cerâmica implantada na quadra ao lado formavam o complexo Mortari, dividido entre a Serraria e Cerâmica, sendo a cerâmica, reconhecida como a primeira indústria de peso de Londrina, produzindo uma gama diversificada de materiais, desde tijolos até telhas e manilhas.

Imagem: Reprodução/TemWhats

Mais tarde, a produção de telhas francesas e paulistas era viabilizada e incrementada com a ajuda de uma prensa automática e hidráulica, articulada a esteiras rolantes. As máquinas importadas, contavam com uma tecnologia avançada para época.

Testemunha das atividades industriais que já moldaram a história da cidade, a chaminé da cerâmica, feita de tijolo maciço, com base de 3 metros por 3 metros ainda está no local até hoje. Nas últimas semanas, a estrutura entrou em uma polêmica, após pressão municipal para que o objeto não fosse demolido pelos novos locatários do espaço. A empresa concordou em manter e preservar chaminé histórica.

Veja a imagem completa:

Imagem: Reprodução/MHL

O portal da cerâmica foi outro item preservado por ocasião da demolição dos barracões e a construção de um supermercado que funciona na localidade. Estes itens fazem parte do inventário do patrimônio histórico e cultural do município. Embora não sejam tombados, são reconhecidos como fragmentos urbanos, por serem testemunhos da passagem do tempo e do desenvolvimento da cidade.

A indústria funcionou até meados dos anos 1970, quando foi desativada.

Redação TEM com Londrina Histórica


ﻄ17
Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail