Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Londrina terá calor e chuvas mais intensas em setembro, diz Simepar

Primeira semana do mês deve registrar temperaturas acima dos 30ºC.

Imagem: Reprodução/PML

Apesar de a primavera, no calendário tradicional, começar somente em 22 de setembro, no calendário meteorológico desde esta segunda-feira, 1º de setembro, a mudança de estação já inicia pra valer, conformem apontam os dados apresentados pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que prevê um mês quente e mais úmido.

Segundo a previsão, as massas de ar frio entram com menos intensidade no Paraná, e as massas de ar quente predominam com mais frequência. Para o instituto, o mês será muito característico com relação ao tempo: dias de calor seguidos de dias de chuva, com temperaturas mais amenas.

“Em setembro o vento começa a predominar da região amazônica para o Sul do País, transportando calor e umidade. Os sistemas precipitantes se formam geralmente no Paraguai, Norte da Argentina, e faixa oeste da região Sul. Dessa forma as massas de ar frio não chegam com tanta força e as massas de ar quente e úmido começam a predominar com mais frequência, por isso na segunda quinzena de setembro chove com mais frequência”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Na faixa que vai de Maringá e Londrina até a capital paranaense, a média de acumulado de chuva em setembro historicamente é de 100 mm a 125 mm. As áreas onde mais chove, com acumulados entre 175 mm e 200 mm no mês, ficam no Centro Sul e Oeste, abrangendo cidades como Cascavel e Guarapuava. Em todo o resto do estado, a média de acumulado de chuva fica entre 125 mm e 150 mm todo mês de setembro.

A virada do mês será marcada por uma divisão no tempo: a metade leste do estado segue com nebulosidade, e o interior com sol, pelo menos até a próxima semana.

Em Londrina, conforme a previsão, o sol predomina e esquenta bastante, sem indicativo de chuva. Nos primeiros dez dias, as temperaturas máximas devem ficar nas alturas, acima dos 30ºC, enquanto as mínimas terão média de 17ºC.

Redação Tem Londrina


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem