Deputado da região de Londrina quer dar título de cidadão honorário ao dono da Havan

Proposta prevê título de Cidadão Honorário do Paraná.

Projeto é de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD) – Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) realiza nesta quarta-feira (05) a primeira reunião de 2020 e já começa o ano com uma pauta polêmica.

Trata-se de um projeto que propõe a concessão do título de Cidadão Honorário do Paraná ao empresário de Santa Catarina, Luciano Hang, apelidado nas redes sociais como “Véio da Havan”, dono da rede de lojas de departamentos Havan. O autor da proposta, é o deputado Cobra Repórter (PSD), que representa a região de Londrina e o Norte do estado. O relatório foi aprovado pelo deputado Delegado Jacovós (PL), relator da matéria e que também representa a região.

A proposta tem gerado polêmica entre os parlamentes na Casa. Os deputados Marcio Pacheco (PDT), Tadeu Veneri (PT), Maria Victoria (PP) e Tião Medeiros (PTB), pediram vista ao projeto durante a reunião da CCJ, adiando a votação para a primeira sessão do ano. Eles afirmam que a homenagem não cumpre as normas estabelecidas em lei estadual.

Segundo o criador da proposta, o objetivo é reconhecer a disposição do empresário em investir no Paraná, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento estadual. A proposta de concessão do título provocou um grande debate na CCJ no final do ano passado.

Foto: Divulgação/ALEP

Título de cidadão

As exigências para a lei de concessão de títulos de cidadania honorária no Paraná, devem comprovar uma reputação ilibada e conduta profissionais e pessoal irrepreensíveis, contribuição do homenageado com as ciências, letras, artes ou cultura em geral e realização de atividades filantrópicas.

Segundo os deputados contrários ao projeto, o empresário catarinense não contribuiu com nenhuma destas áreas e não preenche todos os atributos desejados ao título.

Outros deputados da região são contra

Já o parlamentar Arilson Chiorato (PT), um dos representam a região Norte do estado, chamou de “absurda” a proposição que circula na Assembleia Legislativa.

“Propor cidadania honorária para este senhor é o mesmo que dizer que os deputados não tem mais o que fazer”, comentou.

O deputado ainda disse que Hang é “um homem que sonega impostos e que abusa de poder constrangendo os trabalhadores para votar em seu candidato”, ao se referir a um processo do Ministério Público em que o empresário terá que desembolsar R$ 100 milhões após ser condenado por coagir os funcionários de sua empresa durante as eleições.

Os deputados Boca Aberta Jr (PROS) e Tercílio Turini (PPS), que representam a região de Londrina, não foram localizados até o fechamento da reportagem. Já Cobra Repórter (PSD) e Delegado Jacovós (PL), como informado no início da reportagem, apoiam a proposta.

Leia também: MP processa Havan em R$ 100 milhões por coação de empregados

Redação Tem