Paciente com suspeita de coronavírus em Londrina concede entrevista ao TEM
A Secretaria de Saúde do Paraná anunciou nesta quinta-feira (05), mais três casos suspeitos de coronavírus em Londrina. Sendo duas mulheres com idades de 20 e 28 anos, e um homem, de 36 anos. Todos tiveram passagem recente pelos Estados Unidos e apresentaram alguns dos sintomas da doença.
O TEM conseguiu conversar com um dos quatro pacientes que estão em quarentena. O homem, de 36 anos, preferiu não se identificar, mas contou um pouco sobre seu caso para a reportagem. O rapaz retornou de uma viagem recente da cidade de Seattle, na região oeste dos EUA, onde fazia um trabalho na área de Tecnologia da Informação.
Confira a entrevista completa:
Quais sintomas você sentia quando procurou ajuda médica?
Sintomas de uma gripe comum. Coriza, mal-estar, dor de cabeça e tosse. Não tive febre, mas como eu tinha viajado para o exterior (Estados Unidos) achei melhor procurar um hospital para garantir.
Você esteve em viagem ao exterior?
Sim. Eu estava nos Estados Unidos, na cidade de Seattle, a trabalho. Cheguei no sábado (28).
Como funciona o acompanhamento e monitoramento do isolamento domiciliar que você precisa fazer?
Estou sendo acompanhado, fiz o exame molecular (preferi pagar pelo particular pois não quero esperar um mês para ter a resposta). Os profissionais vieram ontem (dia 04/03) e hoje (05/03) para colher as amostras. O hospital (particular) tem me ligado sempre. Eles me passaram as informações do que preciso fazer e como me cuidar. Preciso ficar em casa até sair o resultado dos exames, que deve ocorrer no começo da semana que vem, imagino que até quarta-feira (dia 11/03), mas não deram certeza.
Quando sentiu os sintomas o que você fez?
Fui direto a hospital (particular) e eles me deixaram em um local isolado para garantir.
Sua companheira também estava com você em viagem?
Não, só eu. Ela estava aqui.
Ela está bem? Também apresentou sintomas de gripe?
Minha esposa apresentou sintomas de uma leve gripe e como a gente tem muito contato direto, os médicos decidiram que era melhor ela também ficar em quarentena pra garantir. Ela também está em isolamento domiciliar.
Como estão tratando a doença nos EUA? Sabe dizer?
Tranquilo, mas é uma época de gripe. Tiveram dois amigos meus, de dois estados diferentes que também apresentaram sintomas de gripe, mas o governo americano não deixou eles fazerem o teste até terem alguém que teve contato direto com eles com um caso confirmado de coronavírus (eles moram nos EUA).
E você, como está se sentindo? Está sendo amparado?
Estou tranquilo. É uma gripe comum, mas estou ficando em casa por garantia mesmo. É um isolamento domiciliar e felizmente eu trabalho de casa. Estou tendo todo o amparo necessário até o momento.
O paciente informou que a Secretaria de Saúde de Londrina entrou em contato somente na manhã desta sexta-feira (06), perguntando se ele estava realizando o procedimento de isolamento domiciliar.
O resultado dos exames médicos do primeiro caso divulgado pela Saúde, uma jovem de 28 anos, que estava na Alemanha, deve ficar pronto também nos próximos dias.
Casos divulgados
Nesta quarta-feira (04), o TEM divulgou uma da Saúde que afirmaram que a cidade de Londrina teria mais casos suspeitos, porém, não notificados.
A denúncia foi confirmada nesta quinta (05), com a divulgação das novas suspeitas.
Sem pânico
Apesar dos quatro casos suspeitos na cidade, o Ministério da Saúde explica que não há necessidade para pânico e que os agentes de Saúde estão fazendo todos os esforços para atender os casos suspeitos dentro das normas.
O Brasil possui oito casos confirmados e 635 investigados. No Paraná, 20 casos suspeitos foram notificados.
Redação Tem