A origem das festas juninas
Muita gente pensa que a festa de São João veio de Portugal, após a colonização do Brasil, mas não pode haver engano maior. As comemorações em homenagem aos principais santos do mês de junho têm uma origem muito mais antiga do que a maioria das pessoas pensa e nem tem a ver com religião.
Tudo começou muito antes do nascimento de Cristo, na época do homem coletor. Ele realizava plantações de alimentos, juntamente com os aldeões de sua tribo, e, na época das colheitas, realizava grandes comemorações para celebrar a fertilidade e a fartura. Acendiam grandes fogueiras, havia bebida e comida farta, além de muitas danças.
Tudo acontecia no final do período da primavera, inicio do verão do hemisfério norte, justamente em meados de junho. É uma época até hoje conhecida como solstício do verão, que este ano acontecerá no dia 20 de junho, por exemplo. É a mais pura história da humanidade!
Com o passar dos anos e o crescimento da religião cristã, a igreja foi incorporando as festas pagãs, atribuindo-lhes significados ligados à religião que dominou a imensa maioria das pessoas do ocidente. Os santos Pedro, Antônio e João Batista foram os escolhidos para simbolizar o momento junto à população em geral.
Praticamente nada veio de Portugal. As quadrilhas são danças derivadas do minueto, estilo popular entre os nobres franceses. Até hoje há alguns comandos proferidos na língua de Napoleão Bonaparte, como Alavantu ou Anarriê, devidamente abrasileirados na escrita. Os alimentos são 100% americanos!
O milho é um vegetal que foi descoberto pelos colonizadores, ao começarem a desbravar a America Latina. Ele é a base da alimentação latino-americana e tem sua origem no México, com o povo da civilização Maia. Diversos pratos juninos são feitos com o cereal, além de frutas nordestinas, amendoim e da brasileiríssima mandioca.
São João em 2020
Este ano, devido a pandemia de Covid-19, as festas de São João serão muito diferentes. Não haverá nenhuma grande festa, com shows magníficos, apresentação de quadrilhas, barracas de comidas típicas e etc. toda festa deverá ser realizada em casa, com os familiares e amigos mais próximos.
Mas isso não é motivo para desanimar! As maiores e mais tradicionais cidades que costumam comemorar as festas deste período prometem realizar comemorações online! É isso mesmo que você leu! Grandes artistas do forró – como Dorgival Dantas, Targino Gondim, Elba Ramalho, Wesley Safadão, Flávio José e muitos outros – já confirmaram presença em lives.
Você vai se sentir num autêntico arraiá, sem sair de casa! As comidas típicas estão sendo encomendadas nos mais diversos aplicativos de delivery de comida, até nos supermercados mais próximos de casa. Se você for do tipo de pessoa que gosta de meter a mão na massa, vá aos sites de cidades como Campina Grande e Caruaru que tem muita receita boa disponível.
Estas cidades, inclusive, prometem colocar muitos vídeos com a história da festa, da alimentação, a origem dos elementos presentes nas comemorações, além das lives, é claro. Tem gente até prometendo que este ano, essa comemoração em casa será o “esquenta” para a grande festa que ocorrerá em outubro. Vamos torcer pra que ela aconteça!
Uma das únicas tradições das festas juninas que permaneceram inalteradas é a edição especial de junho da Quina da loto. O sorteio da Quina de São João vai acontecer do mesmo jeito, no próximo dia 27 de junho e vai pagar 140 milhões de reais. Para evitar as filas das lotéricas, a melhor opção é apostar via internet. Quem sabe assim você não conseguirá viajar e comemorar “in loco” o São João, em outubro?
Redação Tem