Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Surto de covid em asilos: três idosos estão na UTI em Londrina

Dois idosos têm 90 anos e um, 91.

Idosos Londrina
Foto: Reprodução

Em entrevista coletiva transmitida on-line, nesta segunda-feira (31), os secretários municipais do Idoso, Andrea Ramondini, e de Saúde, Felippe Machado, apresentaram novo balanço da situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Londrina em relação a pandemia do novo coronavírus. Na última semana, um surto foi identificado em uma instituição particular.

De acordo com Machado, foram realizados 964 testes, com 637 deles apresentando laudo negativo, 37 positivos e outros 290 estão em andamento, enquanto aguardam a emissão do resultado. “Estes 37 positivados estão distribuídos em seis ILPIs, sendo ao todo 16 funcionários e 21 idosos. Trinta deles são de uma única instituição, o que caracteriza surto, sendo 18 idosos e 12 colaboradores, estes últimos assintomáticos e que foram afastados para isolamento domiciliar”, detalhou.

Dos 18 idosos da ILPI em questão, seis estão internados, sendo três em enfermaria e a outra metade em UTI. Dos que estão na UTI, dois têm 90 anos e um, 91. “Na primeira fase da terceira bateria de exames, identificamos esse surto em uma instituição particular. E os testes serão repetidos, em todos os idosos e colaboradores, com exames sorológicos. A segunda fase será de 2 a 11 de setembro, e a terceira, de 4 a 18 de setembro”, explicou o secretário de Saúde.

A secretária municipal do Idoso destacou que as instituições conveniadas ao município não apresentam nenhum paciente ou funcionário com sintomas respiratórios, ou com novo diagnóstico de covid-19. “Estamos há 45 dias sem nenhum caso nas três conveniadas do Município, nem com casos sintomáticos. E as regras continuam as mesmas, sem permissão para visitas nem internação de novos idosos”, frisou.

Redação Tem com Assessoria


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem