Justiça Eleitoral indefere candidatura de Boca Aberta em Londrina

Candidato segue em campanha e vai recorrer da decisão.

Foto: Reprodução

O magistrado da 41ª zona eleitoral, juiz Mauricio Boer, indeferiu o registro de candidatura a prefeito de Londrina de Emerson Miguel Petriv, o deputado Boca Aberta (PROS). A sentença saiu nesta quinta-feira ( do Pros em sentença proferida nesta quinta-feira (22).

O juiz considerou a inelegibilidade do candidato, uma vez que o mesmo teve o mandato de vereador cassado pela Câmara Municipal de Londrina, em 2017, por quebra de decoro parlamentar. Na época, Boca Aberta foi multado pela ação da “blitz na saúde” – idas do vereador as unidades de saúde da cidade – e fez uma vaquinha virtual para pagar a multa. A campanha lhe rendeu a perda do mandato e ainda dos direitos políticos por oito anos.  

 A impugnação foi proposta pelo Ministério Público (MP) e por duas coligações adversárias, a de Marcelo Belinati (PP) e a de Tiago Amaral (PSB).

Apesar da decisão, o candidato pode continuar fazendo campanha normalmente. “A decisão da Justiça Eleitoral que indefere o registro de candidatura não afasta o candidato da campanha eleitoral enquanto não ocorrer o trânsito em julgado ou a manifestação da instância superior”, explica o juiz na decisão. Desta forma, “o candidato […] poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior”, complementa na decisão.

Procurada pelo TEM, a assessoria do candidato Boca Aberta informou que ele vai recorrer da decisão e confirmou que, por enquanto, ele segue em campanha.

Redação Tem