Eleições 2018: Vereadores já pensam em candidatura para eleições deste ano
Pelo menos um terço dos vereadores da Câmara Municipal de Londrina, eleitos há pouco mais de um ano meio, cogitam se candidatar à cargos considerados de maior relevância nas eleições de outubro deste ano. Com as decisões, os eleitos abandonariam seus mandatos ainda pela metade.
Conforme avaliam analistas políticos, parlamentares aproveitam a votação adquirida nas últimas eleições, além da exposição que o mandato lhes proporcionam, para se lançarem à candidaturas mais cobiçadas, como as de deputados federais e estaduais. Mesmo com a eventual ‘derrota’ nas urnas, os candidatos não perdem os seus mandatos, pois de acordo com a lei eleitoral, não há exigências de renúncia aos membros do legislativo (Vereadores, Deputados e Senadores) para que concorram às eleições, diferentemente do que ocorre com membros do poder executivo (Presidentes, Governadores e Prefeitos), que precisam deixar o cargo dentro do prazo estipulado por lei, que no caso das eleições deste ano, ocorreu até o dia 7 de abril.
Nome em evidência
Segundo analistas políticos, além da tentativa à uma vaga na Assembléia ou no Congresso Nacional, os vereadores possuem outro motivo para a candidatura, pois mesmo não se elegendo, como em muitos casos, as eleições se tornam um local privilegiado para manter o seu nome em evidência e normalmente expandir o potencial de votos. Essa é uma estratégia conhecida entre os políticos e uma forma muito eficaz para os planos de se manterem em seus cargos.
Um caso conhecido é o do vereador afastado Mário Takahashi, que nas eleições de 2012 foi o vereador eleito com o menor número de votos, 1.146 no total. Dois anos depois se lançou à Deputado Federal conquistando um total de 12.634 votos, insuficientes para se eleger, porém, um número de votos 11 vezes maior do que havia conseguido nas ultimas eleições. Em 2016, no pleito para a Câmara Municipal de Londrina, o candidato conseguiu um total de 4.192 votos, garantindo assim a sua reeleição quase triplicando sua votação.