Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Bolsonaro é eleito o “corrupto do ano” por entidade internacional

Foto: Reprodução/Folhapress

O presidente Jair Bolsonaro foi eleito o “corrupto do ano” pela Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP). A entidade reúne jornalistas investigativos e estudiosos na denúncia do crime organizado internacional. A OCCRP diz que Bolsonaro ajudou a promover a corrupção e o crime organizado ao minar o Judiciário, usar propaganda para promover uma agenda populista e se rodear de figuras corruptas.

O presidente venceu por pouco o prêmio pouco elogioso. Os líderes dos EUA, Donald Trump, e da Turquia, Recep Erdogan, foram os outros finalistas.

“A família Bolsonaro e seu círculo parecem estar envolvidos em uma conspiração criminosa”, diz Drew Sullivan, editor da OCCRP e um dos jurados do painel. “Esta é a definição nos livros de crime organizado”, afirmou.

A entidade lista investigações contra Flávio e Carlos Bolsonaro e a divulgação de notícias falsas de aliados do irmão Eduardo. O texto também destaca a proximidade de Bolsonaro com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, que foi preso. A publicação ainda aponta o aumento do desmatamento na Amazônia para justificar a “vitória” do presidente.

Os presidente Rodrigo Duterte, das Filipinas, Nicolás Maduro, da Venezuela, e Vladimir Purtin, da Rússia, já foram indicados pela OCCRP como mais corruptos em anos anteriores.

Redação Tem com BandNews


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem