Contrato do pedágio em projeto que prevê mais 15 praças vai até 2051

Projeto do Ministério da Infraestrutura prevê criação de mais 15 praças de pedágio no Paraná. Veja os locais.

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Uma proposta do Governo Federal prevê o aumento de mais 15 praças de pedágio no Paraná, passando de 27 para 42 unidades. A adição das novas praças é estudada pela Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL) e projetada em conjunto com o Ministério da Infraestrutura. (Veja abaixo onde ficariam as novas praças).

Deputados estaduais já se manifestaram contrários à medida. Entretanto, o Governo Estadual ainda não emitiu uma opinião sobre o tema.

As novas praças devem ser ativadas no segundo ano do novo contrato das concessões, provavelmente ao final de 2022. O novo contrato prevê que os paranaenses paguem pedágios por pelo menos mais 30 anos, já que o acordo se estenderia até 2051.

O Ministério da Infraestrutura afirmou, após o estudo, que alguns locais teriam redução no valor da tarifa. Essa tese é refutada por alguns parlamentares.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o deputado Arilson Chiorato (PT), o governo deverá compensar a suposta redução, com a construção de novas praças. “Eles dizem que vão abaixar a tarifa, mas apenas em lugares que têm pouco fluxo e irão criar novas praças ao entorno destas localidades, para recuperar esse dinheiro”, diz o parlamentar.

“Será muito pouco, os valores terão uma redução pequena, mas os serão estendidos por mais 30 anos, o contribuinte vai ter que pagar duas vezes e em mais trinta anos, por melhorias e obras que não foram realizadas, por exemplo, o contorno de Apucarana, de Arapongas, de Califórnia, que vai para Curitiba, que não foram feitos, e entram nesse novo pacote. Pagamos as obras, o contrato termina agora [em novembro 2021] e eles incluíram elas no projeto, pra gente pagar de novo”, completa.

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O deputado Tercílio Turini (CID) também questiona o modelo proposto e afirma que ele traz grandes preocupações. “Já vimos esse filme. Podemos sair de um pesadelo de 24 anos para entrar em um de 30 anos”, ao se referir do contrato que vence este ano e o documento que pode ser aprovado.

“Temos de realizar audiências públicas para pressionar”, disse Turini. “Fiquei muito preocupado com elogios de alguns deputados a esse modelo nefasto e com o silêncio da maioria dos demais parlamentares. Parece que a proposta atende aos interesses da população. E é bem ao contrário: a modelagem apresentada pelo Ministério de Infraestrutura representa praticamente uma continuidade das atuais concessões, que em 24 anos prejudicaram o nosso estado, enriqueceram poucos e se tornaram um pesadelo para todos nós”, completa Turini.

Veja abaixo, onde podem ficar as novas praças:

Sengés (PR-151)

Siqueira Campos (BR-272)

Jacarezinho/Ourinhos (BR-153)

Califórnia (BR-376)

Norte de Tamarana (PR-445)

Jussara (PR-323)

Tapejara (PR-323)

Perobal/Cafezal do Sul (PR-323)

Guaíra/Terra Roxa (BR-272)

Guaíra/Mercedes (BR 163)

Toledo/Cascavel (BR-467)

Capitão Leônidas Marques (BR-163)

Ampére (PR-182)

Renascença (BR 280)

Guairaçá (BR-376)

Redação Tem