Londrinenses fazem ato em favor da descriminalização do aborto

O movimento de mulheres 8M de Londrina promoverá nesta sexta-feira (22), uma manifestação em favor da descriminalização do aborto, com inspiração na Irlanda e Argentina, países que realizaram recentemente a conquista deste direito às mulheres. O ato será realizado a partir das 17h30, na rotatória da Av. Higienópolis.

De acordo com as informações outras manifestações também ocorrem em outras cidades brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte, Maceió, Rio de Janeiro, entre outras.

Segundo as organizadoras, o ato tem como objetivo principal, chamar a atenção para o direito ao aborto legal e a segurança das mulheres. A ideia é debater com a sociedade sobre o assunto, que ainda é tabu para parte das brasileiras.

Segundo informações registradas na página do evento no Facebook, que já tem mais de 200 pessoas confirmadas, “de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, anualmente, ocorrem mais de 1 milhão de abortos clandestinos em nosso país. A criminalização do aborto, portanto, não impede que as pessoas com útero abortem, ao contrário, aumentam o número de mortes. Aquelas que são pobres morrem, as ricas abortam em clínicas seguras ou em locais onde a interrupção da gravidez espontânea não é criminalizado. O aborto sempre existiu e sempre existirá, mas continuará matando em maior número as pessoas negras e pobres, que constituem a maior parcela da população brasileira”.