Dia mundial de combate à homofobia e as conquistas dos LGBT’s
Nesta quinta-feira (28), é comemorado o Dia Mundial de Combate à Homofobia.
Hoje, no Brasil, estimasse que cerca de 17,9 milhões de pessoas são homossexuais, segundo a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
No início de junho, aconteceu em São Paulo, a 22ª Parada do Orgulho LGBTI+, que está entre os maiores eventos do tema no mundo. Mesmo assim, o Brasil ainda é tido como um dos países que mais matam homossexuais do mundo. O preconceito contra os chamados LGBT’s ainda é muito evidente no país.
Londrinenses no combate à homofobia
A londrinense Poliana Santos, de 36 anos, é integrante do Movimento Construção, grupo organizador da parada LGBT londrinense, esteve pela primeira vez no evento paulistano, “é um momento ímpar em que é possível observar a pluralidade e diversidade de pensamentos e comportamentos unidos no combate à LGBTfobia”, destacou.
Poliana Santos participando de evento em São Paulo – Foto: Arquivo pessoal
De acordo com a militante da causa, o momento vivenciado no país tem sido emblemático, “estamos vivendo um ano de cenário político muito complicado, em que o mínimo de Democracia que nos resta está sempre ameaçada por um clamor conservador e que por vezes acaba corroborando e incentivando pessoas de ações LGBTfóbicas.”
Poliana ainda destacou que é necessário um maior avanço nas políticas públicas para a sociedade LGBT, “tivemos um certo avanço em algumas políticas públicas nos últimos anos, porém, é necessário avançar mais.”
A ‘Parada LGBT+’ de Londrina deve ocorrer no dia 02 de setembro.