Projeto quer zona azul gratuita para idosos e deficientes
A Câmara Municipal de Londrina (CML) quer acabar com a necessidade de vagas específicas para idosos e deficientes na Zona Azul. O projeto de lei foi protocolado ontem (11) e prevê a possibilidade de estacionamento em qualquer vaga rotativa, gratuitamente, pelo período máximo de duas horas.
O texto prevê a gratuidade também para motoristas que levem idosos ou pessoas com deficiência como passageiros, mas a credencial deve permanecer visível dentro do veículo. O projeto ainda permite a aplicação de multas em caso de empréstimo do documento identificador.
Na justificativa, os autores argumentam que as vagas exclusivas são insuficientes diante do número de registros expedidos – entre 2015 e 2016, foram registradas 14.854 credenciais para idosos diante de 163 vagas exclusivas; e 1.099 credenciais de pessoas com deficiência para 131 pontos demarcados. Do total, 83 vagas destinadas a idosos e 59 para cadeirantes ficam em áreas da Zona Azul, de acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A utilização dos documentos de identificação já é obrigatória.