‘Marcha da Cachaça’ contra a proibição da prefeitura, acontecerá neste domingo

Um protesto intitulado “Marcha da Cachaça”, acontecerá neste domingo (29), às 15h, em Londrina, os manifestantes questionam a lei que proíbe os moradores da cidade de consumir bebida alcoólica em locais públicos. A medida foi apresentada pelo prefeito Marcelo Belinati (Progressistas) e deve começar a vigorar em agosto.

No facebook, o evento que convoca a manifestação já possui mais de 1 mil confirmados, além de mais de 1,5 mil interessados. Ainda de acordo com a programação, o protesto deve ocorrer na Av. Higienópolis, próximo a rotatória. Segundo o movimento a medida é inconstitucional, ou seja, não permitida pela Constituição Federal.

Inconstitucionalidade

O movimento afirma que o TJ-PR julgou pela inconstitucionalidade da mesma lei na cidade de Cascavel, alegando a restrição ao direito de liberdade individual. O texto ainda garante que o problema não é o consumo de bebidas e sim o barulho e o descarte incorreto de latas e garrafas, ou seja, um problema de conscientização da população.

Multas para quem estiver bebendo em público deve chegar à R$ 1 mil – Foto: Internet

Projeto de Lei

Sancionada pelo prefeito, a chamada lei a seca pretende aplicar multas de até R$ 1 mil para que estiver consumindo alcoólicas em ruas e áreas públicas de Londrina. A lei também tem sido criticada nas redes e divide opiniões entre os moradores da cidade.

Com o intuito de proibir a aglomeração de jovens nas regiões centrais da cidade, a Câmara aprovou o projeto enviado pelo executivo e deve vigorar a partir do 01 de agosto. A Guarda Municipal, será a responsável pela fiscalização.