Lua e Marte oferecem espetáculo aos observadores em Londrina

Evento na praça Nishinomiya deve reunir público para observar os fenômenos

Nesta sexta-feira (27) ocorre um um fenômeno no céu, conhecido como Lua de Sangue, o eclipse longo que provavelmente irá começar no final da tarde.

De acordo com os cientistas, o eclipse total deve começar às 16h30 e a partir das 18h13 ela deve começar a sair da sombra mais escura, a chamada umbra. A atividade deve seguir até as 19h.

Eclipse da lua deve começar às 16h30 – Foto: Internet

O GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), junto com o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL-UEL) devem promover um grande evento de observação astronômica na praça Nishinomiya, próximo ao aeroporto de Londrina. O evento também receberá presentação de palestras sobre temas astronômicos, mostra de robótica e experimentos de física além de sorteios.

Marte mais perto

Ao mesmo tempo, Marte irá pairar perto da lua no céu noturno, facilmente visível a olho nu. Nosso planeta vizinho aparecerá extraordinariamente grande e brilhante, a apenas 57,7 milhões de quilômetros da Terra em sua órbita elíptica em torno do Sol.

“Temos uma rara e interessante conjunção de fenômenos”, disse Pascal Descamps, astrônomo do Observatório de Paris. “Devemos ver uma tonalidade vermelha acobreada na lua, com Marte, o ‘Planeta Vermelho’, logo ao lado, muito brilhante e com um leve tom alaranjado”, afirmou o cientista.

O evento na praça Nishinomiya acontece a partir das 18h.