Após ‘lockdown total’, Bela Vista não registra nenhum caso de covid em 24h
Casos ativos da doença caíram pela metade e nenhuma morte foi registrada nos últimos dias.
O município de Bela Vista do Paraíso, na região metropolitana de Londrina, comprovou que um ‘lockdown total’ ou ‘lockdown de verdade’ — como vem sendo chamada a restrição total de circulação — pode conter o avanço do coronavírus.
Após registrar um exponencial aumento de casos confirmados e óbitos, o prefeito Fabrício Pastore (DEM), mais conhecido como Jacaré, determinou o fechamento de toda a cidade pelo período de uma semana, além de restrições de circulação e horários na semana seguinte.
O resultado, ainda que tímido, chegou nesta terça-feira (30), exatamente duas semanas após o lockdown: nenhum caso da doença confirmado, redução de 50% dos casos ativos e nenhuma morte. A cidade, de 15 mil habitantes, chegou a registrar 11 óbitos e até 50 novos casos em apenas um dia antes das restrições.
No boletim desta terça, o Departamento Municipal de Saúde registra 58 casos ativos e 80 em investigação, há mais de duas semanas os números marcavam 98 casos suspeitos e 158 monitorados em domicílio. Vale ressaltar que, segundo especialistas, o período de transmissão do vírus pode chegar até 14 dias.
Segundo o prefeito, o resultado mostrado pelos números pode ser observado pela cidade. “A diferença é visível. Já notamos menos pessoas no hospital, no posto de saúde. O nosso lockdown funcionou bem, o resultado veio”, comenta aliviado.
Para manter os bons números, o cuidado atual é com o feriado que acontece neste final de semana. “Nossa preocupação, agora, é com o feriado da Páscoa. A gente percebe que depois dessas datas comemorativas tem aumento no número de transmissão. Por isso, o nosso apelo é para que as pessoas evitem as reuniões familiares, as aglomerações, no próximo final de semana”, pede Fabrício.
Recuperação lenta
De acordo com a Secretária de Estado de Saúde (Sesa) Bela Vista do Paraíso ainda permanece como o primeiro município em taxa de mortalidade, se comparado aos 21 municípios que fazem parte da 17ª Regional de Saúde, onde a referência é Londrina.
Apesar dos números do boletim estadual estarem defasados, o índice indica 240 mortes por 100 mil habitantes, já que a Sesa contabiliza 37 óbitos na cidade — e não 39, conforme registra a prefeitura. Em segundo lugar na taxa de mortalidade do estado, aparece a cidade de Prado Ferreira e, em terceiro, Rolândia.
Ao todo, Bela Vista tem 1.397 casos confirmados da doença.
Outras cidades
Na região de Londrina, apenas as cidades de Alvorada do Sul, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Lupionópolis, Prado Ferreira, Primeiro de Maio e Sertanópolis, aderiram por medidas mais restritivas para conter a transmissão do coronavírus.
Bela Vista foi a primeira a iniciar sozinha este tipo de medida.
As demais cidades ficaram menos tempo, mas também começam a registrar queda do número de infecções e mortes causadas pelo coronavírus.
Redação Tem