Professor da UEL ganha prêmio de melhor artigo sobre pesquisas com bambu

Pesquisador e professor Gilberto Carbonari – Imagem: Divulgação/UEL

O professor Gilberto Carbonari, do Centro de Tecnologia e Urbanismo, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), recebeu recentemente prêmio de melhor artigo no ENSUS 2021, que é o IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto. Organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento foi realizado de forma online e contou com participantes de diversas regiões do país.

O artigo “Estudo de caso: avaliação de cargas e dimensionamento de vigas e pilares de bambu para construções de dois andares com predominância em bambu” recebeu avaliação do público do evento e de revisores. A lista completa dos artigos premiados está no site do ENSUS.

Gilberto realiza pesquisas com bambu desde 2008 e há cinco anos participa do evento, sendo esta a primeira vez que recebeu a premiação. Segundo ele, o ENSUS é o melhor congresso brasileiro em sustentabilidade nas áreas de Engenharia e Arquitetura. “Esse prêmio é uma coroação de tanto trabalho e reconhecimento do grupo de pesquisa da UEL”, celebra.

Pesquisa com bambu

As pesquisas realizadas por Gilberto Carbonari indicam que o bambu tem grande potencial para substituir a armadura de aço em elementos estruturais das edificações. A utilização só é possível graças ao tratamento inovador identificado em pesquisas à base de Tanino, um produto natural, encontrado em sementes e cascas de árvores, que fornece mais durabilidade à planta.

O resultado das pesquisas foi publicado no livro “Bambu: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil”, publicado pela UFSC, em 2019. Dois capítulos são de autoria do professor Gilberto: “Propriedades anatômicas, físicas, químicas e mecânicas do bambu e ensaios para sua determinação” e “Tratamento e preservação dos colmos”.

Referência nos estudos com bambu, o professor da UEL foi convidado recentemente a participar da comissão de estudos da ABNT, para elaboração de normas técnicas para utilização de varas de bambu para uso estrutural.

Redação Tem com Agência UEL