Cerca de 100 mil pessoas devem visitar cemitérios no Finados em Londrina

Imagem: Emerson Dias/Ncom

Com a aproximação do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) estima que cerca de 100 mil pessoas devem visitar os cemitérios municipais de Londrina.

“Muitas pessoas prestam homenagens aos entes queridos no Dia de Finados, por isso nós organizamos os serviços na Acesf, para que todos possam ir aos cemitérios de forma tranquila, organizada e sem aglomeração. Nós sabemos que a pandemia ainda não acabou e, por isso, estamos reforçando a importância da máscara, do álcool em gel e do distanciamento”, disse o superintendente da Acesf, Péricles Deliberador.

No feriado, servidores públicos municipais estarão trabalhando em todos os cemitérios. Eles deverão ajudar quem tiver dúvida sobre a localização exata do jazigo, pois haverá consulta do local de sepultamento via sistema informatizado. Para consultar o local exato do sepultamento basta entrar no site da Acesf, clicando aqui.

“Para evitar aglomerações, nós pedimos que os visitantes realizem essa consulta em casa, antes de irem ao cemitério. Ela pode ser feita pelo site da Acesf, de forma rápida e fácil. Basta colocar o nome do falecido”, explica o diretor-técnico da Acesf, Ademir Gervásio de Souza Júnior.

Para manter a visitação organizada e evitar aglomeração, este ano, todos os portões dos 13 cemitérios serão abertos no dia 2 de novembro e terão álcool em gel para higienização das mãos. Os visitantes devem obrigatoriamente usar máscara para adentrarem aos cemitérios e manter o distanciamento social. A recomendação da autarquia é para que os adultos não levem crianças e que as pessoas que estão nos grupos de risco para a covid-19 evitem ir no dia do feriado.

Quanto às homenagens com flores, a autarquia lembra que é permitida a colocação de vasos de flores naturais, mas sem a embalagem plástica que os envolve. As plantas artificiais são proibidas, pois elas podem acumular água parada, que serve de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Com relação às missas, às 9h, haverá uma celebração feita pelo Arcebispo Dom Geremias, no Cemitério Municipal São Pedro, que fica na Rua Prof. João Cândido.

Nos outros cemitérios não haverá missa ou culto ecumênico para evitar aglomeração.

Redação Tem com Ncom