- Jornalismo
- 8 de janeiro de 2022
Globo tem 40 jornalistas afastados por covid-19

A TV Globo tem quase 40 jornalistas afastados com covid-19 infectados pela variante ômicron. A emissora entrou novamente em estado de alerta com a pandemia. Na quarta-feira (5), Christiane Pelajo recebeu diagnóstico positivo para a doença e foi substituída por Marcelo Cosme.
O diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, enviou e-mail à redação nesta quarta. No comunicado, o executivo pede cuidado aos funcionários, explica os protocolos de segurança a serem mantidos e seguidos, além de definir regras para afastar jornalistas que apresentem risco à saúde da equipe.
Já são 17 profissionais afastados da redação da emissora carioca no Rio de Janeiro e 20 da equipe de jornalismo de São Paulo. A emissora estaria sofrendo um grande desfalque, já que muitos funcionários também tiraram ou vão tirar férias neste mês. As escalas de trabalho dos próximos finais de semana nas duas redações estão tendo que ser ajustadas para cobrir todos os buracos nas equipes.
“Como todos nós sabemos e estamos noticiando, a variante ômicron chegou com força. É então imprescindível que redobremos nossos cuidados, na nossa vida profissional, mas também na nossa vida pessoal. Precisamos usar máscara o tempo todo no ambiente de trabalho, higienizar mãos e equipamentos e evitar aglomerações”, orienta. “Com o repique, é preciso relembrar alguns procedimentos que adotamos desde o início da pandemia e que continuam a ser adotados”, avisa.
Kamel disse ainda que só serão afastados os profissionais que tiverem tido contato com pessoas positivadas para a covid-19 por mais de 15 minutos, sem distanciamento e sem uso de máscara na véspera ou no dia dos primeiros sintomas daquele paciente.
Redação Tem com Fórum