Aeronave cai sobre casas na zona norte de São Paulo

Uma aeronave de pequeno porte, modelo Cessna C-210, caiu na tarde desta sexta-feira (30) sobre ao menos duas casas próximo ao aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram. Um deles era o piloto do avião, Guilherme Murback. Doze pessoas ficaram feridas. Acompanhe informações ao vivo do telejornal Brasil Urgente, da Band.

Segundo o tenente André Elias, do Corpo de Bombeiros, veículos também foram atingidos — entre carros e caminhões. O acidente ocorreu na rua Antonio Nascimento Moura, na altura do nº 100 da avenida Santos Dumont, no bairro de Santana, zona norte.

Ao menos 12 pessoas ficaram feriadas – Foto: Internet

A aeronave decolou do Campo de Marte às 15h55 e caiu logo em seguida, fora da área do aeroporto. O avião tinha prefixo PR-JEE, com capacidade para seis pessoas, e, segundo o sistema da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), trata-se de um monomotor de pouso convencional de 1.724 quilos, de propriedade de Fernando Matarazzo.

Segundo informações da Anac, a aeronave estava em condições de operar “com segurança e com todos os requisitos estabelecidos no projeto de tipo, manuais e normas da ANAC”. O avião é de um modelo antigo da empresa norte-americana de aviação Cessna, que deixou de ser fabricado na década de 1980.

Doze feridos estão em atendimento. Eles foram encaminhados para três hospitais: Municipal do Tatuapé, na zona leste; Hospital Geral Vila Penteado, na zona norte; e Samaritano, na região central. Cinco dessas vítimas estavam dentro das casas atingidas.

“Não descartamos a possibilidade de mais vítimas, até que a informação do número de ocupantes da aeronave esteja confirmada, quantas pessoas estavam nas residências, quantas ocupavam veículos. Vamos continuar trabalhando em busca de vidas”, disse o tenente André Elias ao Brasil Urgente.

Em entrevista à BandNews, o tenente afirmou que os 12 feridos não correm risco de morte, que são vítimas leves, mas que são necessários exames hospitalares para confirmar o diagnóstico.

Segundo o tenente, o risco de desabamento das casas que o avião atingiu não é descartado. “Foi um colapso estrutural até pela energia do choque. Mas, uma vez que os bombeiros no local estão fazendo um combate no interior da residência em busca de vitimas, trabalhamos com risco minimizado”.

De acordo com os Bombeiros, 16 viaturas foram deslocadas ao local e 56 homens. O fogo já foi completamente controlado.

Do UOL Notícias