Prefeitura de Londrina confirma terreno para novo batalhão da PM
Na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito Marcelo Belinati (PP) se reuniu, em seu gabinete, com o deputado estadual Tiago Amaral (PSB), prefeitos das cidades da região, representantes da sociedade civil organizada e membros da Polícia Militar (PM), para discutir a construção de um novo Batalhão de Polícia Militar em Londrina, na região norte.
A intenção é que o batalhão seja construído em terreno doado pela Prefeitura ao governo do Estado, onde seria implantado o novo Restaurante Popular, o qual será edificado em outro local. O terreno possui 6.300 m² e está localizado na Avenida Saul Elkind, esquina com Rua Carlos Galhardo, próximo ao Cemitério Municipal Jardim da Saudade e do Corpo de Bombeiros. Com a futura construção do novo espaço, a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, localizada no Parque Industrial Jose Belinati, região norte, deixará de existir, dando lugar ao novo batalhão.
O terreno foi doado ao governo estadual, há quatro anos, para a construção do batalhão, mas como a edificação não foi concretizada, neste tempo, o terreno retornou à sua titularidade ao Município. “Vamos fazer um novo Projeto de Lei (PL), que deve ser encaminhado ainda nesta semana à Câmara Municipal de Londrina, prorrogando a doação do terreno até que o governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Paraná criem o marco legal para possibilitar a construção do batalhão. O governo estadual precisa mandar, para a Assembleia, até abril deste ano, um PL para a criação dos cargos da PM para estruturação do Batalhão. Além disso, os projetos para a construção desta sede também precisam ser feitos”, apontou o chefe do executivo.
Thiago Amaral, contou que, na condição de relator do orçamento, deixou destacado, por intermédio de uma emenda aprovada por todos os deputados na Assembleia Legislativa do Paraná, o volume de aproximadamente R$ 10 milhões para a construção do novo batalhão. “É um recurso bastante significativo e que está disponível”, expôs o deputado estadual.
Segundo o parlamentar, agora, após a reunião desta manhã, a expectativa com relação à construção do batalhão aumentou. “Nós ainda tínhamos uma discussão do local a ser instalado, o que acabou paralisando a elaboração do projeto para a sua construção, mas agora, com a decisão do prefeito em realmente destinar o terreno da Saul Elkind para sediar do batalhão, as tratativas no governo do Estado vão acelerar”, frisou.
Redação Tem com Ncom