Vacinação estaciona e apenas 47% possuem dose de reforço em Londrina
Pelo período, praticamente toda a população acima de 12 anos já poderia estar completamente imunizada.
O Município de Londrina atingiu 47% da população vacinada com a primeira dose de reforço contra a covid-19 (três doses ou segunda dose no caso da Janssen). De acordo com os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até agora, 275.367 londrinenses receberam o primeiro reforço.
Já o número de cidadãos que receberam duas doses é 78%, ou seja, 454.014 moradores. Conforme estimativa do IBGE, Londrina tem 580.870 habitantes.
Há uma preocupação, já que praticamente todos os moradores acima de 12 anos já poderiam estar com a dose de reforço em dia. Isso demonstra que a população parou de completar a imunização após a segunda dose.
De acordo com especialistas, a porcentagem de imunização tende a cair durante os meses, fazendo com que as pessoas voltem a ficar mais expostas ao vírus. Com a retirada das máscaras, item de proteção utilizado desde o começo da pandemia, torna-se ainda mais importante a aplicação de doses de reforço
Atualmente, o município já está com a vacinação liberada para a segunda dose de reforço (terceira dose para a Janssen e quarta dose no caso das demais vacinas) estendida aos idosos. No entanto, até o momento, pouco mais de 14 mil cidadãos foram vacinados, sendo que cerca de 42 mil pessoas acima de 60 anos estão aptas.
Paraná
No Paraná, o número de pessoas vacinas com a dose de reforço é ainda menor: apenas 38% da população. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ao todo, 4.456.925 paranaenses receberam a aplicação.
Redação Tem