Londrinense, Igor Tofalini, conquista ouro no Mundial de Paracanoagem

Imagem: Fábio Canhete/CBCa

O Brasil terminou em terceiro lugar no ranking geral de medalhas no Mundial de Paracanoagem que acontece em Halifax no Canadá, a mala volta cheia com um ouro, duas pratas e um bronze. Dentre elas, está o ouro do atleta londrinense Igor Tofalini, que chegou ao pódio do VL2 200. A conquista ainda teve dobradinha brasileira com Fernando Rufino levando a prata.

A prova foi um grande momento do Brasil na competição, quando os dois brasileiros disputaram um do lado do outro na raia e mostraram emoção até o fim. No final Tofalini superou o atual campeão paralímpico fechando o tempo 51.67s, apenas 0.33s a frente de Rufino.

“Quero agradecer toda a nossa equipe, o nosso treinador Thiago Puppo, Felipe, galera de Ilha Comprida, o pessoal de Londrina no Paraná, minha esposa e meu filho que vai nascer essa vitória é para todos vocês”, agradeceu Tofalini.

O outro atleta de Londrina, Giovane Vieira de Paula, também disputou a final na categoria VL3 200 metros, e ficou na sétima posição após completar a prova em 49.77s.

Dobradinha entre Tofolini e Rufino – Imagem: Fábio Canhete/CBCa

Ao todo foram quatro medalhas, sendo uma de ouro com Tofalini. Duas pratas: A de Fernando Rufino conquistada neste sábado na prova do VL2 e a outra por Luis Carlos Cardoso no KL1 200m. O bronze veio com Mari Santilli no VL3 200m. Com esse saldo, o Brasil termina sua participação em Halifax na terceira colocação geral, ficando atrás da Inglaterra e da Ucrânia. “Um trabalho em equipe muito forte e com muito aprendizado com os resultados que a gente vem obtendo. Com ou sem medalha nosso foco é aprender com os resultados para buscar mais medalhas em Paris 2024”, comenta Fátima Fernandes, supervisora da Paracanoagem.

Os atletas de Londrina treinam no Lago Igapó, recebem apoio do Iate Clube de Londrina, do Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).

Redação Tem Londrina com CBCa